Uma pesquisa sobre o futuro do cenário corporativo realizada pela Alatur JTB, especialista no mercado de mobilidade e gestão de viagens corporativas, revela que há um processo de transformação no ambiente de trabalho.
As grandes empresas começam a adotar o modelo de mobilidade que além do trabalho ‘in office’, envolve ‘home office’ e ‘anywhere work’, este último adotado por gestores, com poder de decisão relativa ao cargo, que como o nome diz, pode ser feito em qualquer lugar, em qualquer espaço, inclusive em casa, a qualquer hora, independente do dia da semana.
Com estas novas demandas, os próprios escritórios se tornam mais amigáveis e dinâmicos, com espaços abertos para socialização.
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Segundo Eduardo Murad, diretor de Novos Negócios da Alatur a pesquisa pode beneficiar não só o setor de Turismo e Viagens, porém todos os demais, uma vez que os conceitos e modelos de mobilidade se aplicam a diferentes indústrias.
Com o constante avanço tecnológico e novas gerações entrando no mercado de trabalho, as empresas devem se adaptar e oferecer opções atrativas de captação e retenção de talentos, já que as novas gerações veem a mobilidade como um dos fatores mais importantes para a escolha, permanência, desenvolvimento e produtividade no trabalho.
'No mercado de turismo existe muita cultura in Office, porém aos poucos vemos que o modelo anywhere work ou home office já começa a ser observado em áreas de vendas e elacionamento com clientes, até em operação. É possível, através de ferramentas tecnológicas, ao invés de uma empresa atender em um call Center, rotear as chamadas para a casa de um consultor e esse atender as necessidades de um cliente’, disse ao DIÁRIO o executivo.
De acordo com o estudo, essa triangulação veio para ficar e favorece a liberdade e qualidade de vida para os funcionários, além de relativa economia para a empresa. Agilidade, produtividade, flexibilidade, liberdade, transparência e satisfação são os principais conceitos deste novo modelo, mas maturidade e disciplina são fundamentais.
A pesquisa conclui que a transformação do modelo de trabalho é uma realidade e rovavelmente novos contornos serão adicionados pelo avanço da tecnologia, tanto na forma como nas relações profissionais em praticamente todos os setores da economia.
Por LI*