Região de Portugal lança na 45ª. ABAV Expo Internacional de Turismo seu mais novo produto para promover o destino: Da Terra à Mesa. Chegadas de viajantes do Brasil aumentam 20% ao ano.
Por Cecília Fazzini
Aplaudido pela mídia internacional o Alentejo, que já chegou à ser comparado à italiana Toscana, desembarca na ABAV Expo com novidades para atrair o turista que parte do Brasil. Vítor Silva, presidente da Agência de Promoção Turística do Alentejo, é otimista ao anunciar que a visitação de brasileiros aumentou 37,5% só no primeiro semestre desse ano. “Temos um jeito muito peculiar de receber o viajante e o nosso vinho – premiado, a comida com inspiração mediterrânea, mas que serve peixe do Atlântico e a natureza falam por sí só e conquistam quem por lá passa”, comemora o representante do Alentejo. Ele lembra que há cinco anos não havia nenhuma operadora turística no Brasil especializada naquela região portuguesa, hoje já somam duas dezenas no território nacional.
Cidades alentejanas
O novo produto apresentado aos agentes de viagens na ABAV Expo: Da Terra à Mesa, convida o turista a visitar, por exemplo, vinícolas e propriedades rurais que produzem azeite e uma sorte de produtos que podem ser consumidos no local ou em restaurantes do entorno. A presença de brasileiros no Alentejo – contingente que cresce à ordem de 20% ao ano – é brindada por Silva ao salientar: “não temos uma proposta de destino de massa”. O perfil do passageiro que lá chega é formado por pessoas com idade acima de 40 anos, com médio e alto poder aquisitivo e que tem o hábito de viajar em grupo de família e amigos. Ao todo 30 mil camas estão espalhadas por cidades alentejanas entre as quais sobressaem-se Évora, Beja, Portoalegre e Elvas. Há cerca de um ano, o governo português abriu para concessão à iniciativa privada castelos e conventos e outras construções antigas, para serem revitalizadas e oferecidas como meio de hospedagem. O Alentejo deve encerrar 2017 com 800 mil pernoites de estrangeiros e 1,6 milhão de pernoites de portugueses.