Alentejo aposta na gastronomia típica para cativar ainda mais brasileiros

Continua depois da publicidade

Região de Portugal lança na 45ª. ABAV Expo Internacional de Turismo seu mais novo produto para promover o destino: Da Terra à Mesa. Chegadas de viajantes do Brasil aumentam 20% ao ano.

Por Cecília Fazzini

Aplaudido pela mídia internacional o Alentejo, que já chegou à ser comparado à italiana Toscana, desembarca na ABAV Expo com novidades para atrair o turista que parte do Brasil. Vítor Silva, presidente da Agência de Promoção Turística do Alentejo, é otimista ao anunciar que a visitação de brasileiros aumentou 37,5% só no primeiro semestre desse ano. “Temos um jeito muito peculiar de receber o viajante e o nosso vinho – premiado, a comida com inspiração mediterrânea, mas que serve peixe do Atlântico e a natureza falam por sí só e conquistam quem por lá passa”, comemora o representante do Alentejo. Ele lembra que há cinco anos não havia nenhuma operadora turística no Brasil especializada naquela região portuguesa, hoje já somam duas dezenas no território nacional.

Cidades alentejanas

O novo produto apresentado aos agentes de viagens na ABAV Expo: Da Terra à Mesa, convida o turista a visitar, por exemplo, vinícolas e propriedades rurais que produzem azeite e uma sorte de produtos que podem ser consumidos no local ou em restaurantes do entorno. A presença de brasileiros no Alentejo – contingente que cresce à ordem de 20% ao ano – é brindada por Silva ao salientar: “não temos uma proposta de destino de massa”. O perfil do passageiro que lá chega é formado por pessoas com idade acima de 40 anos, com médio e alto poder aquisitivo e que tem o hábito de viajar em grupo de família e amigos. Ao todo 30 mil camas estão espalhadas por cidades alentejanas entre as quais sobressaem-se Évora, Beja, Portoalegre e Elvas. Há cerca de um ano, o governo português abriu para concessão à iniciativa privada castelos e conventos e outras construções antigas, para serem revitalizadas e oferecidas como meio de hospedagem. O Alentejo deve encerrar 2017 com 800 mil pernoites de estrangeiros e 1,6 milhão de pernoites de portugueses.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade