Alunos comandam o Grande Hotel Senac em Campos do Jordão

Continua depois da publicidade

Durante o último fim de semana (de 25 a 27 de outubro), alunos do Senac participaram de um lindo e importante projeto, no qual comandaram durante dois dias um hotel. Este ano, a unidade escolhida foi o Grande Hotel Senac em Campos do Jordão.

Talita Figueiredo (especial para o DIARIO)*

Estudantes dos cursos de Educação Física, Hotelaria e Gastronomia, colocaram em prática as competências de gestão e liderança. Sim, esses setores do hotel são comandado totalmente por eles.

Veja também as mais lidas do DT

Estudantes dos cursos de Educação Física, Hotelaria e Gastronomia (créditos: Talita Figueiredo/DT)

Chegando ao hotel, a equipe do DT foi recebida com muito carinho, e o brilho no olhar encantava e apontava indícios que os próximos dias seriam de muita emoção. E não foi diferente! Ao ouvir Raul Sena, estudante do 2° ano do curso de Educação Física, do Campus Santo Amaro, ocupando o cargo de Gerente de Lazer, o jovem foi enfático ao falar sobre a importância do evento:

“Essas vivências são fundamentais para a formação. E poder por em prática todo conhecimento adquirido, a aprendizagem acaba se tornando muito mais prazerosa.”

Raul Sena, Gerente de Lazer. (créditos Talita Figueiredo/DT)


Como funciona

Pelo oitavo ano, o Centro Universitário Senac lança um edital de seleção, os alunos que têm interesse inscrevem-se, e os aprovados no processo desenvolvem todo o planejamento, ou seja, estudam as situações nas áreas gerenciais, operacionais e as dinâmicas que utilizarão.

Este ano, o trabalho de desenvolvimento teve início em abril, e o tema escolhido foi “As Lendas da Serra da Mantiqueira”. Este mote teve como inspiração o projeto Sabores, que objetiva a valorização e fortalecimento do relacionamento com os pequenos produtores da região.

“Planejamento, autoconhecimento, testar, vivenciar, resiliência, empatia são algumas características do que foi visto por aqui, pois a instituição acredita que essas habilidades podem ampliar e enriquecer a vidas de seus alunos”, afirmou Marcelo Picka Van Roy, diretor dos hotéis Senac.

o tema escolhido foi “As Lendas da Serra da Mantiqueira”. (créditos: Talita Figueiredo/DT)

Programação


A programação foi intensa. Na sexta-feira (25) aconteceu um jantar temático com forte presença da cultura indígena, seja na gastronomia como também na decoração. Ocorreu também a exposição do fotógrafo, Ricardo Martins, ele apresentou imagens de seu livro AMANTIKIR – A serra que chora, o qual mostra as belezas da região da Mantiqueira.

No sábado (26), fomos convidados a participar de uma trilha pelo pomar do Grande Hotel de Campos do Jordão, saboreamos frutas da região como amora e mirtilos, e por fim plantamos algumas mudas de tomate. Em seguida, continuamos a caminhada, pois a saborosa degustação de café, com grãos da Mantiqueira, virão para encerrar as atividades matutinas.

Pomar do Grande Hotel de Campos do Jordão. (créditos: Talita Figueiredo/DT)

À tarde, o professor Fernando Oliveira, especialista em estudos de bebidas, com maestria encantou a todos com os ensinamentos, história e as peculiaridades dos vinhos, dando um show de carisma e conhecimento.

Origem do nome Mantiqueira

No período noturno, o jantar produzido pela Chef Andrea, contava a lenda entre uma indígena da região e o astro-rei Sol, romance este que foi impedido por Tupã, que aprisionou a índia. Como ela foi isolada em uma montanha, chorava de tristeza, e suas lágrimas formaram nascentes que até hoje abastecem os córregos da região, daí o nome, Mantiqueira, que em tupi-guarani quer dizer a serra que chora.

E como era noite de festa, em comemoração aos 75 anos do Grande hotel, fizeram uma noite Cassinera, onde idealizaram um espaço para os hóspedes vivenciarem o glamour, adrenalina e as emoções de um cassino.

Festa em comemoração aos 75 anos do Grande hotel.(créditos: Talita Figueiredo/DT

Dever cumprido


No domingo, após um belo e saboroso café da amanhã, os visitantes puderam conhecer e comprar os produtos, como vinhos, cachaças, queijos, chocolates, azeites entre outros produzidos pelos pequenos produtores da região. E como disse, Lívia Cardoso, aluna no comando, que cursa o tecnólogo em Hotelaria na unidade de Águas de São Pedro, e que ocupou o cargo de Gerente Geral do hotel, “ A sensação é de dever cumprido, muito orgulho e gratidão, pelo trabalho realizado em equipe e com muito amor. Assim foi possível concretizar e colocar em prática todas as ferramentas que o Senac nos disponibilizou.”

*A repórter se hospedou a convite do Grande Hotel Senac.Campos do Jordão

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade