Operadores marfinenses e brasileiros se reúnem em Abidjan

Continua depois da publicidade

Quatro Operadores da Costa do Marfim se reuniram na manhã do último dia do famtur com operadores brasileiros para estabelecer negócios futuros e trazer mais turistas nacionais ao país e vice-versa. O encontro ocorreu na sede da Cote D’Ivoire Tourisme, em Abidjan.

por Paulo Atzingen (De Abidjan) *

As operadores participantes eram, a DIM Voyages, Luxe Voyages, It Voyages e Ivoire Voyages Tourisme.

Veja também as mais lidas do DT

Um pouco antes, o diretor geral de turismo Jean Marie Somet ouviu os profissionais sobre a impressão que tiveram nos sete dias de imersão no país africano. Roberto Nedelciu, operador e presidente da Braztoa (Associação Brasileira dos Operadores de Turismo) afirmou que o grande gargalo atualmente é a ausência de voos diretos.

“Podemos trabalhar no Brasil a produção de roteiros e pacotes, no entanto os voos com conexão são um problema”, disse. Atualmente, voos via Lisboa (Portugal), Casablanca (Marrocos), e Joanesburgo (África do Sul), duram no mínimo 24 horas. “Para se fazer um voo de 24 horas o ideal é ficar mais de cinco dias no destino”, afirmou Nedelciu, sugerindo ao governo marfinense a criação de roteiros integrados com países vizinhos e também a articulação com outras companhias aéreas (como a Air Europa), que faz voos para a Europa tendo Salvador como hub.  “O voo Salvador-Abidjan-Barcelona é uma ideia”, arriscou Nedelcio e disse que sua associação tem grande interesse em fomentar o destino.

O diretor Jean Marie Somet destacou alguns nichos que podem ser explorados pelos operadores de turismo e agências de viagens, como o turismo religioso, as rotas de cacau e o turismo esportivo. “Cada uma das operadoras e dos operadores podem tirar algo dos nichos que temos para fazer negócios, e o mais importante, divulgar a alma do nosso país”, enumerou.

Roberto Nedelciu (presidente da Braztoa), Jean Marie Somet (diretor geral Cote D’Ivoir Tourisme) e Kouassi Jean Jacques (diretor Bureau do Turismo no Brasil)

Pontos a destacar

Jean Marie Somet abriu um espaço para os brasileiros (tanto jornalistas quanto operadores) apresentarem suas impressões dos sete dias no país africano. A viagem de 19 a 27 de outubro percorreu de sul a norte o país, saindo de Abidjan, a capital, indo até Korhogo (564 km).

Inúmeros aspectos positivos foram apresentados, como a hospitalidade do povo, o potencial cultural (presença de aldeias com tradições milenares), sócio-ambiental (Parques Nacionais e a produção do Cacau) e a vontade em acertar. Entre os aspectos negativos destacaram-se a infraestrutura de alguns pontos nas rodovias, a acessibilidade ao país (ausência de voos diretos) e a necessidade de visto, entre outros pontos mais específicos.

Somet mostrou-se receptivo ao ouvir as colocações dos visitantes e acredita que esta primeira imersão é o primeiro passo para o início de um processo que levará à maturação do turismo da Costa do Marfim.

 Roberto Nedelciu revelou em primeira mão que pretende criar um pacote com as operadoras participantes deste famtur: a Cativa (Porto Alegre), a Raidho (São Paulo) na qual é diretor, e a Go Diáspora (Salvador-SP) e vendê-lo via agente de viagem a partir do ano que vem.

“Precisamos começar do começo. E um deles é capacitar os agentes de viagens e os operadores a encantar os brasileiros para virem para cá. Contem conosco”, prometeu.

*o jornalista Paulo Atzingen viajou South African Airways a convite do Cote D’ivoire Tourisme e com seguro GTA

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade