Ameris Hotéis atinge 300 hotéis em 4 anos e torna-se maior Rede de Hotéis Independentes do Brasil e Latam

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Nuno André Ferreira da Silva Jesus é português do Porto, e está fazendo um sucesso tão grande quanto os portugueses que vêm ao Brasil dirigir times de futebol. Se aqueles conquistam títulos com suas equipes, Nuno e seu time têm conquistado hotéis. Sim. Nuno Jesus é CEO da Ameris – Rede de Hotéis Independentes, que se consolidou no mercado como uma referência nacional em conceito de soft brand para hotéis independentes.
“Hoje chegamos ao número de 320 hotéis, resultado obtido em pouco mais de 4 anos”, adianta Nuno ao DIÁRIO em entrevista exclusiva.

Redação e Edição do DIÁRIO (São Paulo)


Nuno torce pelo Benfica, em Portugal e para o Cruzeiro, no Brasil, onde chegou em 2014 e mesmo assim não trocou o sotaque português pelo mineiro. É  formado em Processos Gerenciais e MBA em Gestão Empresarial.

A Ameris – Rede de Hotéis Independentes, fundada em 2018 é uma soft brand que atende globalmente hotéis independentes por meio da plataforma Ameris Connect e GDS. A seguir, a entrevista concedida ao jornalista Paulo Atzingen, em Brasília, divida em tópicos.

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320 hotéis sob o guarda-chuva

Hoje chegamos ao número de 320 hotéis, resultado obtido em pouco mais de 4 anos. Em 2021, e agora neste primeiro semestre de 2022, nós crescemos bastante. Em 2021 e 2022, nós crescemos em torno de 120%. É uma marca considerável, que nos deixa orgulhosos e convencidos de que estamos no caminho certo. Nós não fazemos a administração dos hotéis do nosso portfólio, mas fornecemos vários serviços e soluções tecnológicas que agregam valor e vantagens competitivas.

Core business da Ameris

Uma das principais atividades da Ameris é o GDS, um canal corporativo (Global Distribuction Systems), acessado por mais de 450 mil agências de viagens ao redor do mundo. Nós somos o único Reseller do SABRE no Brasil. Então nós conseguimos oferecer o GDS para hotéis independentes, de pequeno, médio e até de grande porte, sem custos fixos e com comissionamentos menores do que os pagos às OTAs, por exemplo. Nosso diferencial inclui toda tecnologia, envolvendo a equipe de implantação, distribuição e suporte. Fazemos a venda, entregamos toda a tecnologia e prestamos os treinamentos e suporte.

Ganha se ganhar

No nosso modelo de negócio, só ganhamos se o hotel ganhar. Na pandemia crescemos muito pelo fato dos hoteleiros independentes perceberem real valor neste tipo de proposta sem custos fixos. Se as grandes redes sofreram, imagina o hotel independente.

Prometer e entregar

Qualidade pode se resumir em entregar o que se promete. Somos comprometidos com o sucesso dos hotéis que aderem à nossa soft brand. Temos um time engajado e capacitado para atender os hotéis com agilidade e segurança.

Feedback

Fazemos essa coleta de feedback. Quando algum hotel quer fechar uma parceria conosco e pergunta quem já usa, nós sempre dizemos: “olha, tem tantos hotéis que já usam nosso sistema”. O fato é que nós estamos focados na hotelaria independente, mas após sermos demandados, passamos a prestar nossas soluções a algumas redes hoteleiras internacionais e nacionais de médio e grande porte, pois também estão buscando reduzir custos e ganhar eficiência. Aqui chamamos isto de fazer mais com menos.

Tailor made / Feito sob medida

Procuramos vender a melhor solução com o melhor custo e eficiência aos hotéis independentes. Nossa qualidade é elevada e os resultados sempre são percebidos pelos hotéis. A solução ideal depende da especificidade do hotel. Você não vai vender a mesma solução para um hotel de 300 quartos, para um condo-hotel ou para uma pousada de 9, 10 quartos. Temos sensibilidade para entendermos as reais necessidades do hoteleiro. Queremos manter bons relacionamentos e isto se evidencia na renovação dos contratos em 98% dos hotéis que se associaram à Ameris.

Do mesmo modo, se você vender para um hotel de 300 quartos um sistema e promete que faz isto e aquilo, você tem que cumprir. A qualidade engloba isso tudo. Em termos das informações, o acesso tem de ser rápido. Você gera relatórios e consegue analisar a informação, verificar se ela é consistente. Então, são vários pontos, principalmente a relação entre fornecedor e cliente, baseada na confiança. Isso permite alcançar o ponto máximo da qualidade.

Reprodução de tela do site da Ameris

Prateleiras do Brasil e do mundo

As mega agências de viagens preferem comprar através do GDS. São agências que atendem grandes contas corporativas que compram aéreo, hotel e aluguel de carro neste mesmo canal. Se for, por exemplo, uma compra de lazer, às vezes, incluem algum passeio. Colocamos o inventário de quartos dos hotéis em prateleiras que eles não conseguem alcançar.

O hotel independente poderia não ter essa condição. A demanda de fora para o Brasil não é grande. Ela é uma demanda aceitável, mas não é o forte. O forte é o Brasil-Brasil. Mas tem muita possibilidade de Argentina, Paraguai, Chile, América Latina em geral. Então, só de você estar posicionado e ser visto, isso já é uma vantagem. Você vai estar ali disponível para ser comprado. Mas o forte do GDS é que as grandes empresas são assíduas nesse canal e nele sempre compram. E nós temos penetração através do GDS a mercados como Estados Unidos, Europa, alguns países da Ásia, e América Latina comprando Brasil via GDS.

Uma plataforma tecnológica completa para os hoteleiros (reprodução de tela)

Vantagens Ameris

O hoteleiro, muitas vezes, não tem acesso à tecnologia de ponta e a alguns serviços considerados de custo elevado para um hotel independente. Assim, nós fornecemos essas tecnologias. Nós fornecemos o GDS, que é um canal de distribuição. Por meio da Ameris Connect, que é um braço da Ameris, nós oferecemos uma solução tecnológica completa, um channel manager. Nós fazemos a construção do site, oferecemos um PMS completo, com front, com back, parte contábil e fiscal, com módulo de condomínio. E assim, nós agregamos venda ao hotel e a possibilidade de uma melhor gestão.

Com a Plataforma Ameris Connect, nós possibilitamos ao hotel estar na vitrine, disponível, e integrado aos diversos canais de vendas do mercado. Isso para ele ser visto, ser vendido, e ter uma tecnologia que tenha custo-benefício e usabilidade. Não basta ter custo-benefício e ser algo que eu não use, que eu não faça o uso completo do que tem a sua disposição.

Centralização

Na pandemia, nós vimos grandes empresas sendo intransigentes na negociação, não é? Já com um único fornecedor, você cria uma relação. Nós dependemos do hotel independente e o hotel independente confia na Ameris. É uma parceria. E o principal é que toda esta tecnologia é centralizada em único fornecedor, permitindo um relacionamento mais próximo e acessível.

Geografia dos hotéis

Hoje nós temos 320 hotéis, localizados em cinco países. Estamos no Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai, Argentina. Fora, nós temos oito hotéis. Estamos em mais de 195 cidades, em todos os estados brasileiros. Esse volume de hotéis e quartos nos permite uma boa negociação de RFPs, junto às empresas. No primeiro ano da Ameris, em 2018, nós conseguimos em torno de 70 hotéis. Do primeiro ano para o segundo ano, nós dobramos esse número, que chegou perto de 140 hotéis. E nós crescemos mesmo foi durante a pandemia, ou seja, de 2021 até agora, em 2022, que nós passamos de 140 para 320.

Afiliações

A pandemia acabou ajudando na afiliação de hotéis, porque nós viemos para agregar receita, que era o que os hotéis mais estavam precisando. Os hotéis estavam zerando, muitos fechando. E essa venda veio sem custo fixo, sem implantação, sem uma fidelização. O hotel poderia entrar e, se acontecesse alguma coisa, não tinha o risco de ficar amarrado a um contrato.

Hoje, nós consideramos que o afiliado é um parceiro mesmo, porque nós só ganhamos depois dele ganhar. Nós entregamos a tecnologia, assumimos esse custo e fazemos com que o hotel seja realmente visto, vendido, para assim nós sermos remunerados. Então, a pandemia diminuiu a receita dos empreendimentos, mas ela também os fez buscar empresas que pudessem agregar mais receita e não impactando nos custos do hotel: a Ameris é essa empresa!!

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