Ana Lunardon possui todas as características de mulher de sucesso, construindo sua carreira em bases sólidas como empresas e agências consolidadas, além de passar pelo setor público. Ana é graduada em Jornalismo e pós-graduada em Marketing pela FAE Bussiness School, escrevendo boa parte de sua carreira em empresas de comunicação..
REDAÇÃO DO DIÁRIO
Iniciou em 2001, na Master Comunicação, uma das maiores agências de comunicação do Brasil, atendendo grande contas como a Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado do Paraná e Ministério da Saúde. Depois dessa experiência em grandes agências, ingressou na Prefeitura de Curitiba, como coordenadora de marketing, participando inclusive da campanha para um candidato a governador.
Depois de uma trajetória profissional em Curitiba, mudou-se para Santa Catarina para tocar jobs locais em construtoras, e por dois anos se dedicou à área de Direito na Univali, fazendo concursos. Finalmente, em 2019, a hotelaria a capturou. É gerente de Marketing do Itapema Beach Resorts By Nobile, no litoral catarinense e está entusiasmada com esse novo setor.. É mãe de dois meninos e ainda arruma tempo para cursos de aperfeiçoamento. O DIÁRIO entrevistou Ana Lunardon, acompanhe:
Ana, seu perfil profissional indica um ótimo trânsito e experiência entre agências de comunicação e de marketing. Em que essas aptidões podem ser úteis trabalhando agora para uma rede hoteleira?
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O trabalho em agências de comunicação é muito enriquecedor, e nos proporciona um vasto conhecimento em diversas áreas, possibilitando conhecer e entender cada detalhe, dos mais diversos segmentos de clientes. Esse contato direto faz com que o profissional de comunicação de uma agência se especialize e conheça ferramentas para incrementar as vendas, atendimentos ou até mesmo aperfeiçoar os serviços dos seus clientes, tornando-o único e especial.
Em paralelo com a hotelaria, esse conhecimento facilita o relacionamento direto com o nosso cliente entendendo as suas reais necessidades. Através desses mecanismos podemos criar estratégias e experiências de encantamento. A hotelaria é fascinante, porque em todo tempo lidamos com a emoção, e nossas demandas envolvem a realização de algum sonho, comemoração ou surpresa. Considero como uma venda construtiva, na qual precisamos encantar esse cliente com uma nova experiência, um sonho que deverá ser materializado, e entregue com total dedicação.
Ana, (tirando a pandemia da análise) como você vê a hotelaria nacional em seu posicionamento de marca no mercado global
Vejo que o turismo nacional está cada vez mais em ascensão e o nosso destino ganha muita força, pois estamos inseridos em uma das regiões mais belas e encantadoras do Brasil. O home office, home schooling, staycation, são produtos novos que surgiram e que rapidamente tivemos que nos adequar para oferecer todas essas possibilidades aos nossos hóspedes. Em virtude disso, é possível recebê-los em qualquer dia da semana ou época. O agendamento da viagem também mudou, pois as pessoas não se programam mais com antecedência e o perfil de compra também sofreu alterações. Tudo aconteceu de uma forma muito acelerada, o meio digital ganhou força, conteúdo e consistência, e os destinos nacionais passaram a ser muito procurados. Além de segurança, comodidade e facilidade, as pessoas começaram a usufruir e valorizar os destinos e a hotelaria nacional.
Você trabalhou para o setor público. Trace um perfil de seu trabalho, no contexto do setor privado e no contexto do setor público. Como você, Ana, vê esse novo desafio?
O setor público é muito dinâmico, assim como um hotel. O que eu costumo chamar de um mini varejo, pois ao mesmo tempo que existe um calendário de feriados e ações programados para o ano, surgem demandas que rapidamente precisam ser solucionadas. No setor público precisamos gerir diversas secretarias, custos de empenhos e pensar no benefício que cada ação vai trazer ao cidadão. Já na hotelaria é necessário fazer um equilíbrio constante dos investimentos, entregar resultados rápidos, isto é, nossas campanhas precisam performar rapidamente. Com isso, não temos empenhos, mas adequamos a verba para cada ação e campanha específica, e temos os nossos clientes internos, que solicitam diversos materiais. E desta maneira entra uma expertise vinda do setor público, na qual é essencial saber atender os pedidos e organizar prazos com os clientes internos.
Além disso, temos a nossa agência de propaganda, mais um cliente, que precisa entender do nosso negócio. Na prefeitura tínhamos três agências licitadas cada uma com um perfil criativo, para se adequar a todos os tipos de trabalho. No hotel trabalhamos com uma agência de propaganda, que transforma nossas ideias e planos em algo real e materializado.