A diretora de comunicação corporativa da Accor para as Américas, Antonietta Varlese conversou nesta quinta-feira (17) com o DIÁRIO DO TURISMO. Na entrevista, concedida ao editor do DT, jornalista Paulo Atzingen, Antonietta falou das novidades tecnológicas do grupo hoteleiro e, especialmente, da Accor Live, uma plataforma que foi criada pelo diretório central de TI da multinacional para reforçar o relacionamento on-line tanto com os colaboradores, quanto com clientes e parceiros. Acompanhe a entrevista que integra a editoria Entrevistas no Terraço.
DIÁRIO – Quais as novidades tecnológicas da rede Accor para este segundo semestre?
ANTONIETTA – São várias, mas a principal é a plataforma Accor Live, que surgiu para reforçar nosso relacionamento com todos os colaboradores e parceiros. Esta plataforma tem quatro objetivos principais. Personificação, Organização do Conteúdo, Criação de Comunidades e Mobilidade.
Nosso desafio global é garantir que a nossa complexa organização permaneça ágil para que possamos manter a competitividade em todas as nossas marcas. Assim, permitimos acesso contínuo aos colegas e informações através de ferramentas de colaboração on-line. Estamos abrindo linhas de comunicação e liberando um grande fluxo de dados.
Veja também as mais lidas do DT
Na Accor, já estamos vendo o ritmo dos negócios acelerando. Colaboradores trocando informações comerciais tais como documentos de projetos, contratos e arquivos; engenheiros e designers que colaboram em uma atualização do site do hotel podem armazenar projetos arquitetônicos CAD sensíveis e desenhos de projeto em um repositório mais seguro, on-line em vez de usar as soluções de armazenamento de terceiros ou compartilhamentos de arquivos da empresa. E eles podem acessá-los em qualquer dispositivo, em qualquer lugar, por exemplo.
Compartilhamento de arquivos: acesso em qualquer dispositivo e em qualquer lugar |
DIÁRIO – A Accor investe quanto em Tecnologia por ano?
ANTONIETTA – Não tenho dados precisos, mas o que posso te adiantar é que o grupo está num movimento muito de inovação. Globalmente, a empresa percebeu que o mercado e os consumidores, todo mundo está chegando à era digital. Então, a gente, como líder no setor hoteleiro, na região principalmente do mercado na América latina, não podemos ficar atrás dessa tendência do consumidor, temos que ficar na frente. Estamos trabalhando várias frentes na questão da digitalização e de como tornar o acesso aos nossos hotéis para o consumidor de forma mais fácil. Especificamente da Accor Live, por enquanto não posso revelar valor, mas foi um investimento global da plataforma e isso é replicado para os países, a gente tem que trabalhar um pouco agora na cultura do funcionário para ele poder trabalhar nessa plataforma e criar as comunidades.
DIÁRIO – Detalhe as outras novidades tecnológicas…
ANTONIETTA – A parte mobile é um dos investimentos grandes que a Accor vai ter daqui pra frente, principalmente em 2015. Nós já temos vários aplicativos nos quais o próprio cliente pode fazer reservas online através do celular. Tem o projeto “Welcome”, que lançamos agora antes da Copa, no Brasil e também na Europa, onde já é possível o cliente fazer seu check-in online e fazer seu pagamento todo online. No Brasil, ele ainda precisa preencher a FNR, por uma questão de legislação, mas todo o processo dele de check-in pode já ser feito de forma online. A gente também fez uma parceria da rede ibis com o wifi da OI, para disponibilizar o wifi em todos os hotéis. E isso não só vem para os consumidores, nós estamos também olhando para os nossos colaboradores na parte de digitalização de acessos. E agora, no mês de junho, nós lançamos globalmente, em alguns países inclusive no Brasil, a nova intranet, a Accor Live, baseada na web 2.0.
A Accor Live vai estar disponível para todos os hotéis em setembro |
DIÁRIO – O Plant for the Planet integra esta plataforma?
ANTONIETTA – O controle no Plant for the Planet é pontuado através dessa plataforma, que se chama open, que está dentro da intranet. Cada vez mais todos os nossos grandes recursos já estão dentro da intranet. Cada vez mais tentamos criar soluções ainda mais user friendly para os nossos colaboradores.
Hoje, a Accor Live só esta funcionando na sede e na nossa central de atendimento financeiro. Só está disponível atualmente para as áreas administrativas e financeiras, e em setembro ela vai estar disponível para todos os hotéis, inclusive os da América Latina.