Antonietta Varlese, da Accor: ‘A plataforma Accor Live já acelera o ritmo dos negócios’

A diretora de comunicação corporativa da Accor para as Américas, Antonietta Varlese conversou nesta quinta-feira (17) com o DIÁRIO DO TURISMO. Na entrevista, concedida ao editor do DT, jornalista Paulo Atzingen, Antonietta falou das novidades tecnológicas do grupo hoteleiro e, especialmente, da Accor Live, uma plataforma que foi criada pelo diretório central de TI da multinacional para reforçar o relacionamento on-line tanto com os colaboradores, quanto com clientes e parceiros. Acompanhe a entrevista que integra a editoria Entrevistas no Terraço.

DIÁRIO – Quais as novidades tecnológicas da rede Accor para este segundo semestre?
ANTONIETTA
– São várias, mas a principal é a plataforma Accor Live, que surgiu para reforçar nosso relacionamento com todos os colaboradores e parceiros. Esta plataforma tem quatro objetivos principais. Personificação, Organização do Conteúdo, Criação de Comunidades e Mobilidade. 

Nosso desafio global é garantir que a nossa complexa organização permaneça ágil para que possamos manter a competitividade em todas as nossas marcas. Assim, permitimos acesso contínuo aos colegas e informações através de ferramentas de colaboração on-line. Estamos abrindo linhas de comunicação e liberando um grande fluxo de dados.

Na Accor, já estamos vendo o ritmo dos negócios acelerando. Colaboradores trocando informações comerciais tais como documentos de projetos, contratos e arquivos; engenheiros e designers que colaboram em uma atualização do site do hotel podem armazenar projetos arquitetônicos CAD sensíveis e desenhos de projeto em um repositório mais seguro, on-line em vez de usar as soluções de armazenamento de terceiros ou compartilhamentos de arquivos da empresa. E eles podem acessá-los em qualquer dispositivo, em qualquer lugar, por exemplo.

Compartilhamento de arquivos: acesso em qualquer dispositivo e em qualquer lugar

DIÁRIO – A Accor investe quanto em Tecnologia por ano?
ANTONIETTA
– Não tenho dados precisos, mas o que posso te adiantar é que o grupo está num movimento muito de inovação. Globalmente, a empresa percebeu que o mercado e os consumidores, todo mundo está chegando à era digital. Então, a gente, como líder no setor hoteleiro, na região principalmente do mercado na América latina, não podemos ficar atrás dessa tendência do consumidor, temos que ficar na frente. Estamos trabalhando várias frentes na questão da digitalização e de como tornar o acesso aos nossos hotéis para o consumidor de forma mais fácil. Especificamente da Accor Live, por enquanto não posso revelar valor, mas foi um investimento global da plataforma e isso é replicado para os países, a gente tem que trabalhar um pouco agora na cultura do funcionário para ele poder trabalhar nessa plataforma e criar as comunidades.

DIÁRIO – Detalhe as outras novidades tecnológicas…
ANTONIETTA
– A parte mobile é um dos investimentos grandes que a Accor vai ter daqui pra frente, principalmente em 2015. Nós já temos vários aplicativos nos quais o próprio cliente pode fazer reservas online através do celular. Tem o projeto “Welcome”, que lançamos agora antes da Copa, no Brasil e também na Europa, onde já é possível o cliente fazer seu check-in online e fazer seu pagamento todo online. No Brasil, ele ainda precisa preencher a FNR, por uma questão de legislação, mas todo o processo dele de check-in pode já ser feito de forma online. A gente também fez uma parceria da rede ibis com o wifi da OI, para disponibilizar o wifi em todos os hotéis. E isso não só vem para os consumidores, nós estamos também olhando para os nossos colaboradores na parte de digitalização de acessos. E agora, no mês de junho, nós lançamos globalmente, em alguns países inclusive no Brasil, a nova intranet,  a Accor Live, baseada na web 2.0. 

 A Accor Live vai estar disponível para todos os hotéis em setembro

DIÁRIO – O Plant for the Planet integra esta plataforma?
ANTONIETTA
– O controle no Plant for the Planet é pontuado através dessa plataforma, que se chama open, que está dentro da intranet. Cada vez mais todos os nossos grandes recursos já estão dentro da intranet. Cada vez mais tentamos criar soluções ainda mais user friendly para os nossos colaboradores. 

Hoje, a Accor Live só esta funcionando na sede e na nossa central de atendimento financeiro. Só está disponível atualmente para as áreas administrativas e financeiras, e em setembro ela vai estar disponível para todos os hotéis, inclusive os da América Latina. 

Redação
Redaçãohttps://www.diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

LATAM produz 55 mil máscaras cirúrgicas para doação a hospitais

A LATAM Airlines Brasil informa que concluiu com sucesso em setembro a produção de 55.000 máscaras cirúrgicas, fabricadas em seu Centro de Manutenção (MRO)...

Ilha Aruba apresenta cenários instagramáveis e série de atividades para se reconectar com a natureza

A ilha de Aruba é um país autônomo do Reino dos Países Baixos e está localizada a 25 km ao norte da península de Paraguaná, na Venezuela Por...

Circuito Litoral Norte participa da ABAV Collab, Feira de Turismo que acontece de 27 de setembro a 2 de outubro

“Esse trabalho coordenado do Litoral Norte é fundamental para o posicionamento correto junto aos agentes viagens, atores importantes na ponta da venda”, ressalta o...

Embraer Aviação Comercial apresenta Marcelo Santiago como novo Vice-Presidente de Contratos e Gestão de Ativos

Marcelo Santiago substitui Simon Newitt, que permaneceu na empresa por duas décadas Por DIÁRIO com Agências A Embraer anunciou que Marcelo Santiago assumirá, no dia 1º...

Emirates retoma voos para Johanesburgo, Cidade do Cabo, Durban, Harare e Ilhas Maurício

A adição desses cinco destinos expandirá a rede global da Emirates para 92 destinos Por DIÁRIO com Agências A Emirates anunciou que retomará os voos para...

Online, IV Fórum Brasileiro de Hotéis Independentes será realizado no dia 28 de setembro; veja a programação

As soluções disruptivas para a hotelaria independente e as renovações tecnológicas vividas pelo setor serão os temas estruturais desta quarta edição do Fórum Por REDAÇÃO No...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias

Open chat