O empresário Antonio Oliveira Santos, presidente do sistema CNC-Sesc-Senac de 1980 a 2018, morreu no sábado (5), aos 97 anos, no Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), confederação em que era presidente de honra. As informações são do jornal Valor Econômico.
Oliveira Santos estava internado desde 20 de julho e veio a óbito na madrugada deste sábado. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento. Segundo a CNC, o presidente de honra estava na instituição quando começou a se sentir mal, no mês passado, e foi encaminhado para o hospital.
O empresário foi responsável pela consolidação da estrutura de atuação da CNC em defesa dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, e pela a expansão do Sesc e do Senac por todo o Brasil. A confederação emitiu um comunicado lamentando a morte.
Veja também as mais lidas do DT
“A CNC perde uma de suas grandes referências, um nome que se confunde com a própria trajetória e consolidação do Sistema Comércio. É um momento de dor para todos nós, mas também de agradecimento pelo imenso legado deixado por Antonio Oliveira Santos”, disse o atual presidente da CNC, José Roberto Tadros, em nota.
Engenheiro civil e eletricista, formado pela então Universidade do Brasil (hoje UFRJ), Antonio Oliveira Santos nasceu em Vitória (ES), em 1926. Passou pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), pela Companhia de Ferro e Aço de Vitória, além da Estrada de Ferro Vitória a Minas Gerais.
Iniciou suas atividades no comércio atacadista e varejista no ramo de materiais de construção em 1956. Passou a presidir a Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio-ES) em 1968, assumindo, mais tarde, a vice-presidência da CNC. Em 1980, com a morte prematura do então presidente da Confederação, Jessé Pinto Freire, assumiu o comando da entidade.