A recomendação foi feita após aumento de casos de covid-19 nas embarcações
Edição DIÁRIO com agências
A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), recomendou nesta quarta-feira (12) a suspensão definitiva da temporada de navios de cruzeiro no Brasil, devido a constatação do “aumento exponencial” de casos de covid-19 nessas embarcações, principalmente entre os tripulantes. A recomendação foi encaminhada ao Ministério da Saúde e à Casa Civil.A agência vem monitorando os casos de contaminação pela covid-19 nesse nos navios de cruzeiro, com base nos protocolos definidos por ela própria para operação de turismo marítimo. Esses protocolos foram fundamentais para a identificação de uma alteração no número de casos a bordo.
A suspensão provisória já havia sido recomendada em 31 de dezembro último. Nos dias que antecederam a decisão, o navio MSC Splendida, atracado no Porto de Santos (SP) e o navio Costa Diadema, atracado em Salvador, interromperam as atividades devido a surtos de covid-19 a bordo.
Veja também as mais lidas do DT
Durante a suspensão temporária, a ANVISA avaliou o cenário epidemiológico e, diante do aumento de casos, tanto no setor de cruzeiros quanto no país como um todo, decidiu recomendar a suspensão definitiva.
Segundo a publicação, a ANVISA relatou que até a data de 6 de janeiro, foram reportados 1.177 casos positivos de covid-19 entre tripulantes e passageiros, caracterizando um forte aumento de casos nos navios.
O Brasil vem registrando uma curva acentuada no aumento dos casos de covid-19. Em 24 horas, foram registrados 87.471 casos de covid-19. No dia 5 de janeiro, o número de diagnósticos positivos foi 27.267 foi três vezes menor do que o registrado na quarta-feira (12).
PC