Homem que fazia uma trilha sem a companhia de um condutor de turismo se perdeu na mata de Bertioga na última sexta-feira (27)
EDIÇÃO DO DIÁRIO
Um turista que estava perdido desde a última sexta-feira (27) foi resgatado no interior da área de proteção ambiental do Parque Estadual da Serra do Mar Núcleo Bertioga. Ele realizava uma trilha sem a companhia de um condutor de turismo e passou cinco dias desaparecido.
Veja também as mais lidas do DT
De acordo com a Prefeitura de Bertioga, em nota enviada ao DIÁRIO, o homem foi autuado, sujeito a uma multa que varia de R$ 2 mil a R$ 10 mil.
A região de Bertioga tem testemunhado diversos incidentes envolvendo grupos de turistas que se aventuram na densa floresta da Mata Atlântica, localizada em áreas preservadas e monitoradas. No mesmo mês, outro grupo composto por quatro pessoas se perdeu na mata na sexta-feira (27), sendo posteriormente resgatado pelas equipes do corpo de bombeiros e da vigilância dos Parques Estaduais.
Condutores de turismo são estritamente necessários
Bertioga, com aproximadamente 85% de seu território dedicado a unidades de conservação ou Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), permite o acesso público a trilhas, cachoeiras e rios nas áreas do Parque Estadual da Restinga de Bertioga (PERB) e Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Bertioga (PESM-NB) somente sob a supervisão de profissionais autorizados pela Fundação Florestal e pela Secretaria de Turismo e Cultura de Bertioga.
O Chefe do Setor de Ecoturismo, Aluízio Durço Bernardino, ressalta a importância da presença de condutores de turismo devido aos riscos naturais presentes, como animais peçonhentos, árvores caídas e travessias em cursos d’água.
Ele destaca também que os profissionais de turismo contratam seguro de aventura para casos de acidentes durante as trilhas. Além da orientação durante o percurso, esses profissionais são treinados para difundir conhecimento sobre a vegetação, rios e compartilhar histórias locais.