Investimentos são necessários para melhor aproveitamento do potencial turístico do Vale do Café
Por Bayard do Coutto Boiteux
Entender o Estado do Rio de Janeiro como produto turístico é olhar para seus diversos municípios, repletos de cultura, gastronomia e sobretudo de importantes núcleos que representaram a história nacional. O Rio de Janeiro é uma síntese do Brasil com sua diversidade e estruturação para comercialização. Entre as diversas regiões devemos dar uma atenção especial ao Vale do Café, que não tem recebido a devida contrapartida de investimentos estaduais e federais nos últimos quatro anos. Conseguiu sobreviver até agora a partir de esforços de alguns atores que ali estão estabelecidos, como Prefeituras, meios de hospedagem, comércio local e fazendas.
São treze municípios fluminenses que compõem o Vale, que fica relativamente perto do Rio de Janeiro, de São Paulo e Minas Gerais, maiores centros emissores do país. Poucos municípios entenderam, no entanto, que o turismo é prioritário e que pode ser uma atividade para aporte de recursos externos. Para começar, poucos nomearam secretários de turismo, que sabem buscar numa gestão profissional, recursos externos, que tenham visão empreendedora e que exijam maior compromisso municipal das Prefeituras com o turismo. Vivem de eventos para comemorar a data de emancipação do município, sem se preocupar com planos municipais de turismo e os conselhos municipais de turismo.
Informações Turísticas
Cada município deve ter em mente que a existência do turismo demanda postos de informações turísticas, material promocional, sinalização, capacitação e promoção. Não é nada tão complexo se houver vontade politica e busca de parcerias locais. Por outro lado, os conventions bureaux são uma forma de viabilizar o turismo local e encontrar soluções junto com o Poder Público. Turismo é uma atividade privada e tem que sobreviver sem tanta interferência do Poder Público.
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Entre os diversos atores da região, estão as fazendas. Algumas muito bem estruturadas, que estão abertas para visitação pública, hospedagem, que investem em assessoria de imprensa e outras com uma gestão ultrapassada, sem visão de futuro e com grande probabilidade de se perderem no desenvolvimento sustentável.
Preservale
O Preservale é uma das instituições da região, que busca discutir o Vale e buscar soluções. Conseguiu nos últimos anos sinalizar parte das rodovias federais, lançar uma revista promocional, desenvolver workshops e seminários de capacitação, atualização e ações de venda nas redes sociais, com o exposições virtuais, apesar da falta de interesse dos que trabalham na região. É sempre bom lembrar que o Preservale não é para melhorar estradas, telefonia ou internet. É composto por uma massa critica de pensadores que agora em um conselho consultivo e nas novas gerências operacionais vão interagir com a Secretaria de Estado de Turismo e órgãos locais que tem demonstrado interesse na região.
Sabemos o quanto a região representa na historia do café, no processo de escravidão e sua abolição e na presença de heranças culturais de riqueza única. Nossa tarefa, como profissionais de turismo é buscar respostas rápidas em conjunto, fazendo do Vale, o maior produto do Estado.
Vamos aproveitar a vontade politica e de trabalho de todos os envolvidos num momento de mudança e buscar novas perspectivas para um trabalho conjunto….
Bayard Do Coutto Boiteux é vice-presidente executivo da Associação dos Embaixadores de Turismo do Rio, preside o Portal Consultoria em Turismo e atualmente responde pela superintendência executiva do Preservale.