Artigo: “O Vale do café: potencial e valorização”, por Bayard Do Coutto Boiteux

Continua depois da publicidade

Investimentos são necessários para melhor aproveitamento do potencial turístico do Vale do Café

Por Bayard do Coutto Boiteux

Entender o Estado do Rio de Janeiro como produto turístico é olhar para seus diversos municípios, repletos de cultura, gastronomia e sobretudo de importantes núcleos que representaram a história nacional. O Rio de Janeiro é uma síntese do Brasil com sua diversidade e estruturação para comercialização. Entre as diversas regiões devemos dar uma atenção especial ao Vale do Café, que não tem recebido a devida contrapartida de investimentos estaduais e federais nos últimos quatro anos. Conseguiu sobreviver até agora a partir de esforços de alguns atores que ali estão estabelecidos, como Prefeituras, meios de hospedagem, comércio local e fazendas.

São treze municípios fluminenses que compõem o Vale, que fica relativamente perto do Rio de Janeiro, de São Paulo e Minas Gerais, maiores centros emissores do país. Poucos municípios entenderam, no entanto, que o turismo é prioritário e que pode ser uma atividade para aporte de recursos  externos. Para começar, poucos nomearam secretários de turismo, que sabem buscar numa gestão profissional, recursos externos, que tenham visão empreendedora e que exijam maior compromisso municipal das Prefeituras com  o turismo. Vivem de eventos para comemorar a data de emancipação do município, sem se preocupar com planos municipais de turismo e os conselhos municipais de turismo.

Informações Turísticas

Cada município deve ter em mente que a existência do turismo demanda postos de informações turísticas, material promocional, sinalização, capacitação e promoção. Não é nada tão complexo se houver vontade politica e busca de parcerias locais. Por outro lado, os conventions bureaux são uma forma de viabilizar o turismo local e encontrar soluções junto com o Poder Público. Turismo é uma atividade privada e tem que sobreviver sem tanta interferência do Poder Público.

Veja também as mais lidas do DT

Entre os diversos atores da região, estão as fazendas. Algumas muito bem estruturadas, que estão abertas para visitação pública, hospedagem, que investem em assessoria de imprensa e outras com uma gestão ultrapassada, sem visão de futuro e com grande probabilidade de se perderem no desenvolvimento sustentável.

Preservale

O Preservale é uma das instituições da região, que busca discutir o Vale e buscar soluções. Conseguiu nos últimos anos  sinalizar parte das rodovias federais, lançar uma revista promocional, desenvolver workshops e seminários de capacitação, atualização e ações de venda nas redes sociais, com o exposições virtuais, apesar da falta de interesse dos que trabalham na região. É sempre bom lembrar que o Preservale não é para melhorar estradas, telefonia ou internet. É composto por uma massa critica de pensadores que agora em um conselho consultivo e nas novas gerências operacionais vão interagir com a Secretaria de Estado de Turismo e órgãos locais que tem demonstrado interesse na região.

Sabemos o quanto a região representa na historia do café, no processo de escravidão e sua abolição e na presença de heranças culturais de riqueza única. Nossa tarefa, como profissionais de turismo é buscar respostas rápidas em conjunto, fazendo do  Vale, o maior produto do Estado.

Vamos aproveitar a vontade politica e de trabalho de todos os envolvidos num momento de mudança e buscar  novas perspectivas  para um trabalho conjunto….

Bayard Do Coutto Boiteux é vice-presidente executivo da Associação dos Embaixadores de Turismo do Rio, preside o Portal Consultoria em Turismo e atualmente responde pela superintendência executiva do Preservale.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade