Aruba foi a vencedora do World Legacy Awards da National Geographic na categoria “Destino Líder” durante a ITB Berlim, a maior convenção de turismo do mundo.
Como vencedora da categoria “Destino Líder”, Aruba se destacou por suas iniciativas para gerar eletricidade ecológica. Devido aos recursos naturais provenientes do sol e do vento e ao plano dinâmico elaborado pelo destino e apoiado por diversos parceiros, Aruba está a caminho de se tornar o primeiro país do mundo a deixar de depender de combustíveis fósseis até 2020.
“É uma honra sermos reconhecidos pela National Geographic pela nossa busca incansável da sustentabilidade”, disse Oslin B. Sevinger, Ministro da Integração, Infraestrutura e Meio Ambiente de Aruba, que recebeu o prêmio na ITB Berlim. “Ao longo dos últimos anos, temos trabalhado em estreita colaboração com os líderes mais inovadores do mundo neste assunto e estamos orgulhosos de ver a nossa constante evolução e nossos esforços abrindo caminho para outras ilhas do Caribe. Este é apenas o começo”, concluiu.
Veja também as mais lidas do DT
O governo de Aruba está promovendo ativamente o uso de energia renovável através de usinas eólicas, painéis solares no aeroporto, plantas de transformação de lixo em eletricidade, educação das comunidades e um investimento de um bilhão de dólares em atividades relacionadas com o ecoturismo.
Aruba tem economizado 50 milhões de dólares por ano através de esforços de sustentabilidade.
O World Legacy Awards foi lançado em 2014 para reconhecer as empresas líderes de viagens e turismo, organizações e destinos que estão transformando o turismo sustentável. A organização recebeu mais de 150 inscrições representando 56 países e seis continentes. Os finalistas de cinco categorias foram selecionados por uma equipe internacional de 18 especialistas em viagens sustentáveis que realizaram inspeções antes de escolher os vencedores.