As eleições, o turismo e a crise econômica

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Bayard Do Coutto Boiteux*
 Acabamos de vivenciar eleições que travaram lutas entre candidatos de perfis opostos mas que esqueceram o turismo em suas pautas e discussões debates e propaganda gratuita. O foco do recente pleito municipal foi em grande parte das cidades um conjunto de ofensas pessoais e apresentação de metas que nunca são cobradas nos finais dos governos e acabam fazendo parte de um tripé, que há anos norteia nossas eleições: Saúde,Educação e Transporte.

Tanto os vereadores e os prefeitos esqueceram de incluir o Turismo como uma forma efetiva de recuperar as finanças municipais, se escolhidos gestores técnicos que não queiram viver do pseudo glamour do segmento, mas efetivamente buscar soluções com um planejamento a médio prazo calcado no aumento de turistas nacionais e internacionais, captação de eventos e revisão da infraestrutura existente, através de um aprimoramento de áreas vitais como aeroportos, portos, rodoviárias, postos de informações turísticas e sistematização da sinalização turística, além é claro de uma retomada de programas municipais de segurança turística, que fazem parte de uma real tomada de consciência dos gestores.

O sistema oficial de turismo vive um período de desmotivação total, com salários fora da realidade de mercado e inexistência de planos de cargos e salários, além de concursos públicos. A quantidade de turismólogos oriundos das poucas faculdades de turismo que ainda restam estão quase sempre ávidos para revolucionar o mercado e talvez a solução sejam as politicas públicas.

A promoção institucional deve ser a chave do sucesso das futuras gestões, com ênfase em novos programas de promoção, já que feiras de turismo nem sempre têm resultado em grandes avanços turísticos. O foco é a busca dos mercados existentes e um esforço para manter acesa na cabeça e na alma dos consumidores a vontade de consumir nosso produto turístico, que esbarra em falta de criatividade e com cada nova administração querendo “recomeçar do zero”como se nada tivesse sido feito ou pior retomar no final de alguns meses os mesmos projetos, mudando os nomes.

Um dos casos que mais nos preocupa é o Estado do Rio de Janeiro, que em estado falimentar deixará o turismo se perder na burocracia

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A crise que os Estados passam e alguns municípios vai trazer um lado sombrio para o turismo: menos investimentos ainda …Um dos casos que mais nos preocupa é o Estado do Rio de Janeiro, que em estado falimentar deixará o turismo se perder na burocracia.Não adianta manter secretarias e convidar profissionais da área para cuidar da administração,se os mesmos não possuem recursos para nada e vivem fazendo figuralção publica em eventos ou lançando programas exdrúxulos sem nenhuma conectividade efetiva.

As lideranças empresariais envelheceram e perderam o trem da luta. Vivem com seus discursos de saudade do passado e não evoluem para o novo Turismo da sustentabilidade, da responsabilidade social, da colaboração com o poder Público em suas estratégias. Falta muita vontade politica, que foi se perdendo ao longo dos anos e que hoje não tem mais caminho de volta.

Os prefeitos que hoje assumem podem estar certos de que o Turismo vai trazer resultados positivos como aconteceu com as Olimpíadas, a Copa do Mundo, os Panamericanos para citar alguns eventos e como fazem o Reveillón e o Carnaval anualmente. No entanto, cidades não vivem apenas de eventos ícones e não podem gastar milhões como até hoje para shows de cantores famosos em praças públicas na celebração dos aniversários municipais.

É hora de deixar que nossas cabeças se encham de ideias possíveis e palpáveis e que tenhamos coragem de lutar para que aconteçam….

*Bayard Do Coutto Boiteux é vice-presidente executivo da Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ, gerente de turismo do Preservale, professor universitário e presidente do Site Consultoria em Turismo.(www.bayardBoiteux.com.br)

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