Warning: Undefined array key "color-1-overlay" in /home/diariodoturismoc/public_html/wp-content/plugins/td-composer/legacy/common/wp_booster/td_block.php on line 2677

Warning: Undefined array key "color-2-overlay" in /home/diariodoturismoc/public_html/wp-content/plugins/td-composer/legacy/common/wp_booster/td_block.php on line 2677

Ásia Total: “interesse pelo Oriente cresce de forma exponencial”

Continua depois da publicidade

A busca por pacotes para destinos asiáticos na operadora Ásia Total tem crescido exponencialmente e nem mesmo a alta do dólar influencia a decisão em conhecer os países onde o sol sempre nasce primeiro.

Por REDAÇÃO DO DIÁRIO

No dia 2 de dezembro o DIÁRIO DO TURISMO entrevistou os diretores da operadora Ásia Total, referência em viagens para o Oriente. Em uma conversa rica em insights, considerando a cultura oriental carregada de enigmas e por vezes desconhecida, Jeff Santos, sócio-diretor, e Jorge Watanabe, diretor financeiro, compartilharam suas visões sobre o mercado turístico daquela parte do planeta, as tendências de consumo e o futuro da operadora que tem transformado a maneira como os brasileiros exploram a Ásia.

Veja também as mais lidas do DT

O viajante brasileiro e suas mudanças de hábito

A conversa começou com uma análise sobre os hábitos do consumidor brasileiro. Jeff destacou uma transformação significativa nos últimos anos, especialmente entre os nascidos a partir da década de 1980, as chamadas gerações Y e Z.

“Hoje, o brasileiro prioriza experiências. Ao invés de investir em bens como carros ou imóveis, ele prefere viajar e explorar o mundo. Essa mudança é um reflexo do novo estilo de vida, que valoriza mais a vivência do que a posse”, afirmou.

Jeff também mencionou como o trabalho remoto e a flexibilidade profissional têm impulsionado essa nova mentalidade, criando uma demanda crescente por viagens internacionais e personalizadas. “Existe um público que quer uma viagem sob medida, como um terno ou um vestido”, comparou.

Ásia Total
Jeff: “Hoje, o brasileiro prioriza experiências. Ao invés de investir em bens como carros ou imóveis, ele prefere viajar e explorar o mundo (Crédito: DT)

A evolução do agente de viagens

Mas não apenas os consumidores mudaram, segundo o operador. Os próprios agentes de viagens também evoluíram. Ele relembrou como o avanço dos meios digitais transformou o mercado, exigindo uma abordagem mais sofisticada e informada por parte dos profissionais do setor.

“Hoje, o consumidor chega ao agente de viagem com uma overdose de informações. Isso nos desafia a sermos ainda mais especializados, oferecendo algo que vai além do básico. Precisamos entregar conhecimento profundo e curadoria única”, explicou.

Destinos em alta e o novo perfil de viajantes

Questionado sobre os destinos mais procurados, Jorge Watanabe destacou o crescimento do interesse pelo Japão, especialmente entre os viajantes mais jovens.

“Esses turistas estão fugindo dos roteiros tradicionais. Em vez de apenas visitar o Monte Fuji ou Tóquio, eles buscam atrações modernas, como tecnologia, cultura pop, mangás e experiências únicas que refletem o Japão contemporâneo”, disse.

Além do Japão, ele apontou a Coreia do Sul e a Tailândia como outros destinos em destaque, com viajantes interessados tanto em experiências culturais quanto em roteiros exóticos.

Números e dólar

Jorge adiantou ao DIÁRIO que a operadora teve uma alta no faturamento de 30% em relação a 2023 e que os destinos Japão, Coréia, Tailândia e Indochina encabeçaram a procura. “Esta alta recente do dólar não afeta ou influencia na decisão da viagem, já que o planejamento é feito com muita antecedência e 10% na variação cambial não afeta o fechamento de um pacote. Pode haver uma mudança no período em que a viagem será realizada”.

Ásia Total
Jorge adiantou ao DIÁRIO que a operadora teve uma alta no faturamento de 30% em relação a 2023 e que os destinos Japão, Coréia, Tailândia e Indochina encabeçaram a procura (Crédito: DT)

Famtours: estratégias de alto impacto

Outro ponto discutido foi o impacto dos Famtours realizados pela Ásia Total. Em 2023, a operadora organizou viagens exclusivas para a Índia e o Nepal, reunindo agentes selecionados para vivenciar experiências únicas.

Jeff destacou que esses eventos, embora custosos – com valores que chegam a US$ 8 mil por participante –, geram um retorno significativo.

“Nossa seleção de participantes é criteriosa. Cerca de 40% dos agentes que participam dos Famtours acabam gerando novos negócios. Além disso, essas iniciativas fortalecem nossa imagem no mercado como uma operadora de alto padrão”, revelou.

Pacote esgotado e novidades para 2025

Com um planejamento arrojado, a Ásia Total já viu suas saídas regulares para o Japão esgotarem para abril de 2025. Em resposta à alta demanda, a empresa está abrindo saídas extras, além de destinos diferenciados como Camboja em abril e Japão em setembro.

Perguntado sobre o diferencial da Ásia Total frente à concorrência, Jeff reforçou o perfil de sua operadora que trabalha com viagens personalizadas: “Nós não vendemos pacotes massificados. Nosso produto é artesanal, único, feito com profundidade. Vivemos o que oferecemos, conhecemos a cultura, o comportamento e a essência de cada destino. Isso nos permite preparar o cliente para a viagem, garantindo que ele esteja alinhado com as particularidades culturais do Oriente.”

Perguntado sobre o diferencial da Ásia Total frente à concorrência, Jeff reforçou o perfil de sua operadora que trabalha com viagens personalizadas: “Nós não vendemos pacotes massificados. Nosso produto é artesanal, único, feito com profundidade.

Novas fronteiras e perspectivas para o futuro

O executivo ainda revelou que, além do Oriente, a Ásia Total está de olho em novas regiões como o norte da África, Botsuana e (a região do) Pacífico, com apostas na Austrália. Ele acredita que 2025 será um ano promissor tanto para a operadora quanto para o mercado turístico brasileiro.

“Estamos otimistas. O turismo tem mostrado resiliência, e acredito que teremos uma temporada excepcional.” (Por Paulo Atzingen, de São Paulo)


Contato da ASIA TOTAL 

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade