Os publicitários e gênios da criação que nos desculpem, mas esse clichê de associar viagem com experiência – que tem sido largamente usado pelo mercado como uma grande ideia, e servido para os palestrantes e blogueiros usarem como frase de impacto – é mais antigo do que se pensa. Nos textos abaixo, nas peças da extinta Pan American Airways, o termo experiência associa-se também à profissionalismo; confira:
por Paulo Atzingen
———————————-
“A Experiência é o que Vale” – É um feito digno de nota manter com êxito em operação uma linha aérea por 22 anos consecutivos, transportando milhões de passageiros, milhões de quilos de cargas e correspondências entre os quatro cantos da terra. A organização de uma linha aérea exige mais que um certo tempo de vida – exige homens, equipamentos e instalações – exige, sobretudo um fator humano que possa fundir esses três elementos: EXPERIÊNCIA. O progresso da Pan American World Airways é o resultado de um alto padrão de serviço, proporcionando o tipo de transporte aéreo que fará concordar conosco quando afirmamos: “Viaje pela PAA, melhor maneira não há”.
O texto acima é uma peça publicitária da Pan American World Airways, na edição de Maio de 1955 que trazemos para o leitor do DIÁRIO DO TURISMO.
Um mundo de experiência
“A cada dois minutos e meio aterrissa ou decola um Clipper” do mundo maravilhoso da Pan American. Isso se chama EXPERIÊNCIA! Eis a razão por que mais pessoas voam pela Pan American do que por qualquer outra linha aérea internacional. PAN AMERICAN – A Linha aérea de mais experiência do mundo!
Essa outra peça publicitária é da edição Seleções de Agosto de 1959. A mesma pegada, a mesma ideia brilhante, de associar a palavra experiência ao verbo viajar, ao substantivo viagem. Ideias antigas em novas embalagens, conteúdos de outrora em vasos novos!
Veja também as mais lidas do DT
Parceria
Esse tempo de classe, valorização dos serviços turísticos e um pouco de nostalgia levaram o DT e a LIVRARIA CALIL ANTIQUÁRIA a lançarem em parceria a coluna “Em Algum Lugar do Passado você viajou”.
A livraria, localizada na rua barão de Itapetininga, 88 (conj 917), no centro de São Paulo, tem um acervo riquíssimo de literatura e livros técnicos em geral e é dirigida pela bibliotecária Maristela Montesanti Calil Atallah. A ideia é, semanalmente o DIÁRIO apresentar relíquias do turismo e das viagens garimpadas nas estantes da livraria e trazer ao leitor atual um pouco da aura e da classe dos tempos do passado.
_______________
Serviço:
Livraria Calil Antiquária
Rua Barão de Itapetininga, 88 – conjunto 917
CEP 01042-903 – Tel. (11) 3255-0075