Associar viagem com experiência é mais antigo do que você pensa

Os publicitários e gênios da criação que nos desculpem, mas esse clichê de associar viagem com experiência – que tem sido largamente usado pelo mercado como uma grande ideia, e servido para os palestrantes e blogueiros usarem como frase de impacto – é mais antigo do que se pensa.  Nos textos abaixo, nas peças da extinta Pan American Airways, o termo experiência associa-se também à profissionalismo; confira:

por Paulo Atzingen

———————————-

“A Experiência é o que Vale” – É um feito digno de nota manter com êxito em operação uma linha aérea por 22 anos consecutivos, transportando milhões de passageiros, milhões de quilos de cargas e correspondências entre os quatro cantos da terra. A organização de uma linha aérea exige mais que um certo tempo de vida – exige homens, equipamentos e instalações – exige, sobretudo um fator humano que possa fundir esses três elementos: EXPERIÊNCIA. O progresso da Pan American World Airways é o resultado de um alto padrão de serviço, proporcionando o tipo de transporte aéreo que fará concordar conosco quando afirmamos: “Viaje pela PAA, melhor maneira não há”.

O texto acima é uma peça publicitária da Pan American World Airways, na edição de Maio de 1955 que trazemos para o leitor do DIÁRIO DO TURISMO.

Com a Pan American melhor experiência não há

Um mundo de experiência

A cada dois minutos e meio aterrissa ou decola um Clipper” do mundo maravilhoso da Pan American. Isso se chama EXPERIÊNCIA! Eis a razão por que mais pessoas voam pela Pan American do que por qualquer outra linha aérea internacional. PAN AMERICAN – A Linha aérea de mais experiência do mundo!

Essa outra peça publicitária é da edição Seleções de Agosto de 1959. A mesma pegada, a mesma ideia brilhante, de associar a palavra experiência  ao verbo viajar, ao substantivo viagem. Ideias antigas em novas embalagens, conteúdos de outrora em vasos novos!

Parceria

Esse tempo de classe, valorização dos serviços turísticos e um pouco de nostalgia levaram o DT e a LIVRARIA CALIL ANTIQUÁRIA a lançarem em parceria a coluna “Em Algum Lugar do Passado você viajou”.

A livraria, localizada na rua barão de Itapetininga, 88 (conj 917), no centro de São Paulo, tem um acervo riquíssimo de literatura e livros técnicos em geral e é dirigida pela bibliotecária Maristela Montesanti Calil Atallah. A ideia é, semanalmente o DIÁRIO apresentar relíquias do turismo e das viagens garimpadas nas estantes da livraria e trazer ao leitor atual um pouco da aura e da classe dos tempos do passado.

_______________
Serviço:
Livraria Calil Antiquária
Rua Barão de Itapetininga, 88 – conjunto 917
CEP 01042-903 – Tel. (11) 3255-0075

CADASTRE-SE GRATUITAMENTE

TENHA ACESSO À CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

+ 300 MATÉRIAS COM CONTEÚDO DIRECIONADO

RECEBA AS ATUALIZAÇÕES EM 1ª MÃO

Tenha acesso ILIMITADO ao conteúdo EXCLUSIVO de turismo.

Conteúdo exclusivo

Recentes

Mais do DT

Atendimento Comercial