A Atlantica Hotels, uma das maiores administradoras hoteleiras do País, que tem sob seu guarda-chuva 177 hotéis no Brasil, mostrou ao público da WTM Latin America 2023 formato centralizado na gestão da sua oferta. Critério norteia operação para otimizar atuação no mercado
POR CECILIA FAZINI, especial para o DIÁRIO
Conquistar o hóspede e ser mais assertivo na administração combinada de vendas ao mercado. Com o objetivo de otimizar a abordagem comercial, a Atlantica Hotels adere o conceito de cluster na forma de administrar. Entre os empreendimentos com reservas comercializadas no modelo de sinergia servem como exemplo o Transamerica Executive Bela Cintra, Transamerica Executive Paulista e Transamerica Executive Jardins que passaram a compor o portfólio da Atlantica, fruto da aliança estratégica com a referida marca, selada em 2021. Os três hotéis integram o Cluster Paulista e são destacados por estarem num raio de forte apelo turístico da cidade de São Paulo: a região da Avenida Paulista.
Veja também as mais lidas do DT
Débora Cavalheira – Gerente de Mercado | Cluster Paulista , responsável pelo Cluster Paulista, afirma que a retomada de negócios iniciada no segundo semestre do ano passado mostra uma continuidade nesse início de exercício. E sobre as novidades ela explica: “dividimos de forma diferente o comercial, antes havia um responsável por sua unidade específica, agora o departamento comercial abrange vários hotéis, daí o cluster, um time que cuida em São Paulo, por exemplo, de oito hotéis”, explica. A grande mudança é que agora existe a estrutura de gerente de mercado que substitui a nomenclatura de gerente de vendas, com um time de gerentes de compras B2B e um novo posto, a ser ocupado pelo gerente de vendas B2C, para alavancar as vendas ao consumidor final. “Estamos investindo muito nesta questão, fazendo uma reengenharia comercial”, salienta a executiva. Conforme ela enfatiza, hoje é possível atender o cliente com múltiplas ofertas, o que amplia a visibilidade e o resultado.
Lazer tem peso
Eliana Jubert, gerente geral do Transamerica Executive Bela Cintra, avalia que antes da pandemia predominava o corporativo e hoje há mudança nesse perfil, com presença importante da pessoa física. “O lazer tem peso no hotel porque a Avenida Paulista é abençoada no final de semana, um atrativo ícone paulistano para o visitante”. Ela ainda ressalta que essa mudança justifica o fato do cluster, na sua conduta frente ao mercado, abranger não apenas as empresas, mas também redes sociais e parcerias visando outros perfis além do cliente que viaja a negócios, eventos entre outros interesses do mercado corporativo. Para ela, o marketing turístico focado na localização e segmento mostra ser eficiente. Jubert confia que quando há melhor distribuição do esforço de venda e a experiência do produto é igualmente dividida entre as apostas disponíveis, se consegue vender melhor o destino.
Versatilidade que gera experiência
A Atlantica aposta no leque de opções da capital dos negócios do País. A São Paulo plural em cultura, lazer, compras, gastronomia atende ao hóspede de lazer de curta permanência, férias e até o viajante de negócios.
Entre as opções dessa localidade na metrópole, o Transamerica Executive Bela Cintra, se sobressai pela proximidade com bares, restaurantes, lojas, cafés, o parque Trianon e o Museu de Artes de São Paulo (MASP). O hotel acabou de ser reformulado e na sua cobertura o hóspode conta com vista privilegiada da metrópole. As acomodações que possuem um dormitório a partir de 28 m2 são equipadas com cama de casal, cozinha americana, ar-condicionado, cofre individual, TV a cabo e internet de alta velocidade. Ainda para tornar mais completa a experiência bem no formato paulistano, há nas dependências do hotel o restaurante La Vieiras.
Por sua vez, o Transamerica Executive Jardins tem a localização como um diferencial, por ter no entorno polos gastronômicos, bares e polos de compras – a 15 minutos da rua Oscar Freire, além de estar muito perto do Centro de Convenções Frei Caneca, Bienal e Parque do Ibirapuera. As acomodações em apartamentos contam com cozinha americana, estação de trabalho, calefação, ar-condicionado, cofre individual, entre outros itens de conforto. O restaurante Mondo Pane encanta com opções incríveis de risotos, carnes, peixes e em breve pizzas de fermentação natural, além de opções vegetarianas especiais completa a cena.
A um quarteirão da Avenida Paulista, próximo de grandes hospitais e museus, o Transamerica Executive Paulista está numa das regiões melhor providas de cultura e entretenimento de São Paulo. Apartamento luxo, com quatro amplo com varanda privativa, há ainda no hotel o Fitness center e quartos para pessoas com necessidades especiais.