terça-feira, janeiro 21, 2025
InícioBlog do DiárioPrimeira vinícola brasileira, Aurora estima receber 50 mil pessoas...

Primeira vinícola brasileira, Aurora estima receber 50 mil pessoas nesta vindima

Pioneira no setor do enoturismo brasileiro, a Cooperativa Vinícola Aurora está organizando uma variedade de atividades que homenageiam um dos momentos mais festivos da Serra Gaúcha. Ao longo da colheita das uvas, que teve início no final de dezembro e prossegue até metade de março, os visitantes poderão desfrutar de visitas guiadas, degustações exclusivas de vinhos e azeites, além de piqueniques e trilhas pelos vinhedos, tudo isso na vinícola que mais recebeu prêmios no Brasil.

Os três primeiros meses do ano estão entre os principais períodos para o recebimento de turistas na Aurora. No primeiro trimestre dos últimos dois anos foram 96,7 mil visitantes nas três unidades da empresa, Matriz e Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, e Pinto Bandeira. Para este ano, a expectativa é de que mais de 50 mil pessoas prestigiem os roteiros turísticos da Aurora no período.

Ana Maria de Paris Possamai, gerente de Turismo da Cooperativa Vinícola Aurora, diz que a tendência para este ano é repetir o desempenho de 2023, especialmente em razão da incidência do fenômeno La Niña, caracterizado pela escassez de chuvas.

“Isso deverá contribuir para uma colheita de uvas com uma ótima qualidade, com bom amadurecimento. Esse cenário promete vinhos e espumantes excepcionais, o que atrai turistas e apreciadores da enologia”, acredita.

Degustação vinhos e chocolates - Crédito: Eduardo Benini
Degustação vinhos e chocolates – Crédito: Eduardo Benini

Vindima Denominação de Origem

Um dos pontos altos da programação para o período será o evento Vindima Denominação de Origem (D.O.) Altos de Pinto Bandeira, no dia 15 de fevereiro, das 15h às 19h, na unidade da cooperativa em Pinto Bandeira, município que fica a menos de meia hora de Bento Gonçalves.

A festividade é realizada pela Associação de Produtores de Vinho de Pinto Bandeira (Asprovinho) e reúne as empresas que integram a D.O. Altos de Pinto Bandeira. Os ingressos antecipados estão disponíveis no site Wine Locals, por R$ 190, com direito a open bar de espumantes. A gastronômia será conduzida pelo chef Rafael Jacobi, com opções disponíveis para compra no local.

Ana informa ainda que o principal roteiro da cooperativa, o Aurora Cittá, tem acesso gratuito, que inclui degustação e visita à estrutura histórica da empresa. Outras atrações de destaque são o Wine Walk e o piquenique em pleno vinhedo da unidade de Pinto Bandeira, além das degustações temáticas e exclusivas no Vale dos Vinhedos (confira abaixo todas as atrações permanentes oferecidas pela Aurora).

Entre os principais estados emissores estão São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e o próprio Rio Grande do Sul. A gerente afirma que a reabertura do aeroporto Salgado Filho, em outubro do ano passado, e o restabelecimento de ligações viárias após as enchentes de maio do ano passado foram fundamentais para retomada do fluxo turístico na Serra Gaúcha.

Saiba mais no site oficial da vinícola Aurora.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Cadastre-se em nossa newsletter

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque