Aviação cresceu? ALTA divulga dados sobre o setor aéreo brasileiro

Continua depois da publicidade

Relatório traz um compilado de informações do setor da aviação no Brasil em 2023, com destaque para o tráfego internacional, que cresceu 37%


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Em um ano marcado por desafios econômicos, o setor demonstrou crescimento constante, conforme revelado pelos dados do relatório “Insight da Aviação Brasileira 2023” da Associação Latino Americana e do Caribe de Transporte Aéreo – ALTA.

Veja também as mais lidas do DT

De acordo com os números, que foram confirmados em nota enviada ao DIÁRIO, apesar de entraves como os elevados custos operacionais decorrentes do querosene de aviação (QAV) e a judicialização do sistema, o setor segue demonstrando resiliência. O segmento internacional de viagens foi um dos destaques, com uma elevação de 37% em relação a 2022.

Segundo a entidade, o maior mercado de aviação na América Latina e Caribe (ALC), em termos de Assentos por Quilômetro (ASK), é o Brasil, representando 26,3% da capacidade total da região.

O México ocupa a segunda posição, correspondendo a 25,3% do total. Já o volume total de passageiros registrou um aumento de 14,7%, atingindo a marca de 115,5 milhões, em comparação com o ano anterior.

Conforme explica o CEO da ALTA, José Ricardo Botelho, em meio a um ambiente global e regional desafiador, a aviação brasileira busca se recuperar do período da pandemia, quando exerceu um papel fundamental, mesmo sem qualquer ajuda financeira. “O Brasil é o maior mercado da ALC e o relatório destaca a importância da conectividade para impulsionar um crescimento sustentável no país. Seguiremos com nosso compromisso de apoiar o setor em sua jornada para levar ainda mais oportunidades para as pessoas utilizarem esse meio de transporte seguro e essencial”, afirma o executivo.

De acordo com a ANAC, LATAM mantém posto como a companhia aérea líder no mercado brasileiro da aviação comercial, em abril de 2022.
Aeronave da LATAM (Créditos: Divulgação).

São Paulo-Santiago em alta

No que diz respeito às conexões internacionais, a rota mais movimentada foi entre São Paulo (GRU) e Santiago (SCL), alcançando uma taxa de ocupação de 82%. Vale destacar que menos da metade das rotas internacionais foram diretas, reforçando a importância do Aeroporto de Guarulhos (GRU) como principal hub para essas conexões.

A aviação no Brasil também apresentou consistência de 2009 a 2023, com uma taxa de Crescimento Anual Composta (CAGR) de 3,38% para voos domésticos e 3,75% para voos internacionais. Botelho lembra que um setor aéreo saudável é um motor essencial para o progresso. “Mesmo diante das dificuldades, a aviação desempenha um papel crucial para o turismo brasileiro, contribuindo para os 7,8% do PIB que esse setor representa. Além disso, seu importante papel social pode ser exemplificado pelo transporte gratuito de órgãos, equipes e materiais. Precisamos trabalhar juntos, governo, cadeia produtiva e empresas para superar os obstáculos, garantindo que o Brasil voe cada vez mais alto”.

O tráfego em rotas domésticas atingiu aproximadamente 91 milhões de passageiros, indicando um aumento significativo em comparação aos cerca de 57 milhões em 2009. A rota entre São Paulo (CGH) e o Rio de Janeiro (SDU) liderou esse mercado, registrando a maior demanda e uma sólida taxa de ocupação de 62%.

Já a rota São Paulo (CGH) – Fortaleza (FOR) apresentou a maior redução no Brasil em termos de capacidade de assentos e tráfego de passageiros, com mais de 222 mil lugares retirados e uma diminuição de 160 mil viajantes em comparação com o ano de 2022.

Aviação: essencial para o Brasil

Os dados apresentados refletem a importância do setor de aviação para o país. A indústria está comprometida e vem trabalhando com os órgãos governamentais na busca por soluções sustentáveis, visando garantir perspectivas ainda mais promissoras para o futuro.

A conectividade proporcionada pela aviação não apenas impulsiona o turismo e o crescimento econômico, mas também desempenha um papel social fundamental, evidenciando seu impacto positivo na sociedade. À medida que avançamos, é necessário que continuemos a trabalhar em conjunto para superar os desafios e garantir que o Brasil alcance novos patamares de excelência na aviação, beneficiando tanto a economia quanto o bem-estar dos cidadãos.

Quer acessar todos os dados sobre a aviação Latino Americana e caribenha? Então clique aqui para conferir o relatório completo da ALTA.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade