Com atuação de mediador, pilotos da Air Canada vislumbram salários históricos

Continua depois da publicidade

Air Canada está apostando em mediador privado para analisar condições de trabalho e como conceder benefícios, assim como melhores salários para os pilotos da companhia


REDAÇÃO DO DIÁRIO

Os pilotos da Air Canada estão vendo progresso nas negociações contratuais depois que um mediador privado independente foi contratado para preencher lacunas com a maior companhia aérea do Canadá sobre exigências salariais e de qualidade de vida. A informação foi divulgada por um representante sindical nesta quinta-feira (15).

Veja também as mais lidas do DT

Segundo reportagem da Reuters, os aviadores da Air Canada, representados pela Air Line Pilots Association (ALPA), estão fazendo pressão por ganhos históricos para reduzir a disparidade salarial com os seus homólogos norte-americanos mais bem pagos, que garantiram contratos recorde em 2023, num contexto de forte procura de viagens.

“Descobrimos que usar este mediador profissional neste acordo de mediação privada está começando a dar o pontapé inicial”, disse Charlene Hudy, que dirige o sindicato local que representa os pilotos da Air Canada.

A Air Canada, com sede em Montreal, que divulgará lucros na sexta-feira (16), disse em comunicado que seu objetivo é oferecer aos pilotos um contrato melhor.

A transportadora disse que um acordo alcançado com os pilotos em janeiro compromete amplamente ambos os lados com a mediação até 1º de junho, com ambos os lados concordando em não entrar com pedido de conciliação, o que inicia o tempo em direção a uma possível greve ou bloqueio.

“Isso dá aos clientes da Air Canada segurança e a capacidade de reservar com total confiança para o importante período de viagens de verão”, informou a companhia aérea.

“Neste momento, estamos comprometidos em negociar à mesa”, disse Hudy. “Se chegarmos a esse ponto em que existe um impasse real na mesa, então consideraremos o exercício dos nossos direitos.”

Cerca de 500 pilotos da Air Canada estão considerando ir para os Estados Unidos “se o contrato não for o que eles esperam”, disse Hudy, citando dados de pesquisas sindicais internas. A Air Canada tem cerca de 4.500 pilotos.

Embora voar nos Estados Unidos envolva um processo de imigração caro e de longo prazo para estrangeiros, a Reuters informou em setembro que mais pilotos canadenses estão tentando. Os pilotos da Air Canada começaram a negociar no verão, depois de encerrar um contrato de uma década.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade