Mais de três milhões de brasileiros circularam pelo Brasil para acompanhar os jogos e as festas relacionadas à Copa do Mundo. A maioria deles, 1.656.567 (54,2%), se deslocou de avião, segundo dados do Ministério do Turismo, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, o mais movimentado do país, teve pico de fluxo entre os dias 10 de junho e 13 de julho, de acordo com a Secretaria de Aviação Civil (SAC). Foram 3,81 milhões de passageiros brasileiros e estrangeiros, sendo que parte deles se deslocou de avião mais de uma vez durante a Copa.
São Paulo foi, ainda, o estado que mais emitiu viajantes: 858.825 entre turistas (que pernoitam no destino) e excursionistas (que retornam no mesmo dia), seguido pelo Rio de Janeiro (260.527) e Bahia (220.021).
Veja também as mais lidas do DT
A ampliação do setor aéreo é um fenômeno que se intensificou na última década. O aumento tem sido impulsionado pelo crescimento do poder de compra da classe C, pela queda dos preços e facilidade de financiamento das passagens, além do aperfeiçoamento dos programas de milhagem.
AV