Barco movido a energia solar dá volta ao mundo

Continua depois da publicidade

Lançada em 13 de abril, em Boulogne-Sur-Mer, na França, a campanha PlanetSolar 2014 terminou na última quinta-feira (4), em Veneza, Itália, última parada do barco Turanor PlanetSolar. A embarcação realizou uma viagem de cerca de 9.000 km e aproximadamente 5 meses com teve paradas em Atalayoun (Marrocos), Mônaco e Grécia, onde o navio se transformou em uma plataforma científica, como parte da expedição arqueológica “TerraSubmersa”, liderada pela universidade de Geneva (UNIGE). Em seu auge, o barco procura por um novo dono.

O Turanor PlanetSolar, maior barco movido a energia solar, pesa cerca de 100 toneladas e é equipado com uma cozinha, seis camarotes e nove camas, com capacidade para uma tripulação de até 60 pessoas.

O capitão da embarcação, Gerard D’Aboville, já viajou cerca de 60 mil km sem um galão de gasolina. É o primeiro barco a percorrer uma distância maior que a volta ao mundo apenas com energia solar.

Veja também as mais lidas do DT

Segundo o capitão, esse é um barco lento. Sua velocidade média é de 5,5 nós (1 milha, ou 1,6 km em cerca de 9,5 minutos). "Nós podemos nos locomover sem sol por 72 horas. Depende em que velocidade. Se formos rápido não temos as 72 horas", diz D'Aboville. 

A embarcação deve ser considerada uma precursora para a energia solar, já que um barco com esse tamanho e peso percorrer uma distância maior que a volta ao mundo sem emitir carbono e com esse tipo de energia é uma conquista.

MVB

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade