O governo argentino anunciou na última semana que o aeroporto Teniente Luis Candelaria, de San Carlos de Bariloche, integrará o corredor seguro para a entrada de turistas estrangeiros na província de Rio Negro.
Edição DIÁRIO com agências
Bariloche agora poderá receber voos diretos do exterior, incluindo do Brasil, sem a depender dos acordos com as companhias aéreas para ampliar a oferta do transporte.
Veja também as mais lidas do DT
Atualmente somente a Aerolíneas Argentinas opera voos para o destino, com conexão em Buenos Aires. Com a nova classificação de “corredor seguro”, a expectativa é de que as companhias aéreas tenham operações diretas de voos.
Com a habilitação para o aeroporto receber voos diretos do exterior, Bariloche agora se soma a Misiones, Salta, Mendoza, Buenos Aires, Ushuaia e Córdoba como opções de entrada segura na Argentina.
Na primeira quinzena de janeiro, a linha de Buenos Aires a Bariloche, realizada pela Aerolíneas Argentinas, teve a de maior demanda entre as operadas pela companhia. Foram 40,7 mil passageiros transportados, o que denota um aumento de 134% do registrado em 2020, no mesmo período.
Hoje, a Aerolíneas Argentinas oferece 63 voos semanais com ida e volta a Bariloche. A cidade turística é o destino com a maior quantidade de frequências de todo o país, seguida de Ushuaia, com 38.
Segundo a Emprotur, a ocupação hoteleira chegou a 97% no mês de janeiro. A expectativa do órgão é de que, com a habilitação do aeroporto como corredor seguro, o número de visitantes seja ainda maior nos próximos meses.
Recentemente, a Argentina deixou de exigir o teste que indica a presença do Coronavírus para os turistas dos países limítrofes, como o Brasil. Para ingressar no país vizinho, os brasileiros devem ter o esquema completo de vacinação contra a doença e apresentar seguro de saúde para Covid-19.
PC