Turistas podem conhecer Belo Horizonte usando o audioguia

Continua depois da publicidade

Histórias e curiosidades de pontos importantes de Belo Horizonte são apresentados no autoguia

Edição DIÁRIO com agências

Foi lançado o Bem BH, web aplicativo gratuito com audioguia de seis roteiros icônicos da cidade, mapeados e narrados destacando aspectos da arquitetura e urbanismo, das artes, da história e da gastronomia local.

Veja também as mais lidas do DT

As rotas, no total de seis, para serem percorridas presencialmente passam pela Rua Sapucaí, Praça da Liberdade, Pampulha, Bairro Santa Tereza, Rua da Bahia e Viaduto Santa Tereza. As narrações de cada um dos 80 pontos de destaque são acionadas automaticamente de acordo com a localização do usuário. Isso é possível por meio da tecnologia de localização e navegação desenvolvida pela startup Zapt Tech, especializada em soluções Phygital de geolocalização e interatividade.

A B Arquitetura e Design, é a empresa responsável pela concepção, realização e curadoria do projeto, destaca que os percursos foram definidos pensando na riqueza cultural de cada ponto.

Praça da Liberdade, um dos pontos do roteiro. (Crédito: Divulgação)

Cada roteiro busca trazer o que há de mais marcante no contexto em que ele está inserido, mostrando a coexistência de diferentes culturas, histórias e cotidianos em Belo Horizonte, começando pela Praça da Liberdade, nos com belos edifícios do início do século XX, construídos para funcionar o centro administrativo do Estado, mas que sofreram uma grande conversão e abrigam um dos maiores circuitos culturais do Brasil. Descendo a Rua da Bahia até a Avenida Afonso Pena, percorre-se um icônico corredor histórico, que por meio da Arquitetura preservada que transmite a memória dos primórdios da capital e mostra as marcas das transformações que ocorreram ao longo dos anos. Seguindo em linha reta, chega-se ao Viaduto Santa Tereza, que, muito além de conectar o centro ao bairro Floresta, é cartão postal de BH e recebe em seus baixios uma diversidade de festas e manifestações culturais. Após o viaduto, virando à esquerda, o maior mirante de arte urbana do mundo: a Rua Sapucaí, palco de carnaval de rua e que reúne ao longo do seu trajeto gastronomia, arte e cultura. Após o viaduto pela Avenida Assis Chateubriand, em direção ao bairro Santa Tereza, o mais tradicional reduto boêmio de Belo Horizonte, que, mesmo a poucos minutos do centro, ainda preserva uma atmosfera tranquila, lembrando uma cidade do interior. O roteiro termina na Pampulha, sinônimo de Patrimônio e Cultura,  que pode ser percorrido em um agradável passeio a pé ou de bicicleta pela orla da lagoa.

O Bem BH pode ser acessado pelo QR Code abaixo ou diretamente no site bembh.com.br.  O projeto foi realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, tendo a MGS Administração e Serviços como patrocinadora dessa primeira edição.

Sobre a Equipe B

A Equipe B é uma empresa de arquitetura que atua em todo território nacional e desenvolve projetos culturais nos campos da museografia, expografia e promoção do patrimônio. Com sede em Belo Horizonte, a empresa foi fundada em 2007 e tem como sócios os arquitetos Bianca Ribeiro, Fernando Pacheco e Leandro Magalhães.

Devido à natureza multidisciplinar dos trabalhos, atuamos sempre em equipe, integrando profissionais de campos como arquitetura, design, museologia, comunicação, engenharia e tecnologia da informação. A pluralidade de olhares e formações faz com que cada projeto seja único, possibilitando o alcance de respostas criativas, inovadoras e contemporâneas para cada demanda. Nossos trabalhos têm como base processos colaborativos, que respeitam os lugares e as pessoas envolvidas, buscando o atendimento e a valorização dos contextos sociais e culturais específicos de cada demanda. Para mais informações acesse https://www.equipeb.arq.br/.

Sobre a Zapt Tech

A Zapt Tech é a primeira empresa brasileira especializada em soluções geolocalização indoor e totalmente integrada com o outdoor. Além do IPS (o “GPS Indoor”), possui diversas soluções para tanto melhorar a experiência na jornada dos clientes, quanto a gestão, produtividade e resultados para diversos tipos de negócios como: varejo, hospitais, Aeroportos, Rodoviárias, , centro de convenções, etc. Mapas digitais ultra interativos, comunicação e interações por mera proximidade, visitas guiadas são alguns dos serviços ofertados para os usuários, diretamente pelos seus aparelhos celulares. Em 2020 foi eleita top 10 na categoria de Retail Techs e 2021 Top 5 na categoria de IOT pela 100 Open Startups.

PC

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade