Bebidas e “Queijo do Marajó”: confira três excelentes harmonizações

Continua depois da publicidade

O “Queijo do Marajó” ou queijo de leite de búfala pode ser apresentado de várias formas na gastronomia, sendo propício para consumo em qualquer estação do ano. Outros diferenciais são o sabor e a suavidade, potenciais que dão um toque especial, não só em receitas, mas também, na harmonização com bebidas, possibilitando a revelação dos melhores degustações quando bem combinadas.

EDIÇÃO DO DIÁRIO e agências.

Assim como as bebidas, o “Queijo do Marajó” também passa pelo processo de maturação. Em local e temperatura controlada, e devidamente organizados. Etapas que proporcionam ao laticínio um sabor inigualável. A iguaria bubalina que é popularmente conhecida como “Queijo do Marajó”, é um produto genuinamente paraense, encontrada em centros de produção localizados na Ilha do Marajó, região norte do Brasil, cada vez mais tem se destacado pelo potencial em produtividade e qualidade da iguaria bubalina. Exemplo de iguaria bubalina com potencial valor na composição é o Queijo do Marajó da Fazenda São Victor tipo creme, que inclusive conquistou a medalha “Prata”, na 4Edição do Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, na França.

Veja também as mais lidas do DT

Como a própria categoria já diz, o queijo é cremoso, por isso, derrete na boca, proporcionando diferencial em textura, aroma e sabor. Benefícios e particularidades que só a natureza marajoara proporciona, as quais refletem na versatilidade nas combinações com os mais variados tipos de vinhos, cervejas e cachaças.

Acompanhe algumas harmonizações da iguaria marajoara com bebidas feitas pelos especialistas Álvaro Cézar Galvão, Eduardo Girão e Omilton Quaresma.

Harmonização

Vinhos

Queijos e vinhos formam uma dupla perfeita para ser apreciada, em especial, no inverno. De acordo com o sommelier, Álvaro Cezar Galvão, a consistência da iguaria bubalina é convidativa para vários tipos de harmonização. “A cremosidade e a acidez combinada à gordura do leite de búfala faz destes queijos um ótimo acompanhante com diversos tipos de vinhos e uvas”, comenta.

O sommelier revela ainda que, o acompanhamento com vinhos varietais, ou que são vinificados com apenas uma uva precisa ter características específicas para melhor harmonização com o queijo.  Ao degustar o queijo e com esse tipo de vinho, e possibilitar uma  combinação mais prazerosa ao paladar, é preciso que a bebida tenha um certo dulçor que pode ser traduzido também, em um teor de álcool em média acima dos 12%. Os vinhos brancos de Sauvignon Blanc e Chardonnay, e os tintos de Carmenère, Merlot e Syrah tendem a ser muito convidativos para a sensação”, explana.

Cerveja

O “Queijo do Marajó” também harmoniza com cervejas, convidativa para ser degustada em climas mais tropicais. O gastrônomo e especialistas em degustação de queijos artesanais, Eduardo Girão, as cervejas Lagers menos encorpadas são as mais indicadas. “O gás presente nas cervejas, o menor teor alcoólico, e, portanto são mais leves, possibilitam uma verdadeira nuance na degustação”, diz.

Cachaça

Cachaças envelhecidas e mais cristalinas, e com acidez e álcool balanceado que podem proporcionar definição ao paladar e frescor digestivo.  A bebida pode ser saboreada em qualquer clima.

Eduardo explica também, que para uma boa rodada com o Queijo do Marajó Fazenda São Victor, e garantia de harmonização prazerosa e bem sucedida, é preciso levar em consideração que a iguaria é cremosa, delicada e derrete na boca. Ainda segundo ele, combinar a iguaria, que é menos complexa com bebidas mais delicadas e leves, torna a experiência ainda mais agradável.

“O queijo apesar de ser cremoso, tem uma consistência um pouco mais firme, e ao degustá-lo, é possível sentir a gordura se desfazer na boca. Até arrisco harmonizar com um espumante, por conta do gás presente na bebida, capaz de oferecer um elemento de corte na harmonização, tonando a sensação bem agradável, além de renovar o paladar”, revela.

Já o engenheiro químico e Master Blender em cachaças, Omilton Quaresma, relata que a cachaça é o único destilado do mundo que se pode harmonizar com praticamente todo o tipo de alimento, da entrada a sobremesa, e inclusive, os queijos. “O queijo de leite de búfala, que é branco e suave, pode harmonizar muito bem com uma cachaça branca, com teor alcoólico relativamente baixo de 38% a 40%”, orienta.

Harmonização por Contraste

O engenheiro químico explica ainda, que a harmonização por contraste é a técnica considerada a mais desafiadora, porém pode trazer grandes experiências sensoriais. Buscando-se assim, a atração entre os opostos. “Por exemplo, um queijo de final levemente salgado como o “Queijo do Marajó”, harmoniza muito bem com cachaças armazenada e envelhecida em toneis de amburana, que é uma madeira mais adocicada. Já uma ótima ideia é combinar uma cachaça de jambu que tem um final mais salgado com queijos levemente adocicados”, revela.

Diferenciais da iguaria bubalina

 As exclusividades tanto na textura quanto no sabor são reflexos da maneira de preparar o laticínio. O queijo de búfala ou “queijo do Marajó” da Fazenda São Victor, por exemplo, é feito à base de leite de búfala cru. A iguaria passa por um processo especial de preparo que se inicia pela fermentação láctica natural, e em seguida é efetuado o corte da coalhada, com a eliminação do soro. A etapa seguinte pode se repetir até quatro vezes, para retirar a acidez, e na mesma etapa é acrescentada a água à massa, que posteriormente será aquecida e espremida. Após esse processo, o queijo adquire consistência e realce de cor.

Mais etapas passam até a fase final, onde passa por resfriamento, moagem da massa, que, na sequência, é aquecida e misturada com creme de leite, e mais uma vez é agitada com uma colher grande até atingir a consistência desejada. Depois são enformados e embalados a vácuo.

A logística de manuseio e preparo da iguaria bubalina, torna mais que especial quando o assunto é harmonização com bebidas, causando sensações únicas ao paladar.

Facebook:  /queijodomarajofazendasaovictor

Instagram: @queijodomarajofazendasaovictor

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade