REDAÇÃO DO DIÁRIO com agências
Nesta segunda-feira (5) o Refettorio Gastromotiva, localizado no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, recebeu a equipe do Belmond Copacabana Palace para cozinhar e servir o jantar para integrantes da Sociedade Brasileira de Diabetes e suas famílias. Foi a primeira vez que o restaurante recebeu uma associação, e não moradores de rua. O chef executivo do hotel, David Mansaud levou uma equipe de 3 cozinheiros às 10h para a Lapa. Lá, a equipe criou o menu, com base nos alimentos disponíveis que seriam desperdiçados por supermercados e empresas.
O cardápio contou com bruschetta marinada ao molho de tomate e queijo emmental, salada de feijões, farofa de bacon, conserva de chuchu e quiabo grelhado. O prato principal foi arroz basmati com lombo de porco marinado ao molho curry bleu blanche. A sobremesa ficou por um delicioso bolo de fubá embebido no café com sorvete de coco e geleia de amora.
Veja também as mais lidas do DT
A diretora geral do Copa, Andrea Natal convocou seus gerentes para servir o menu no restaurante social. Para também oferecer um pouco de arte e cultura, o hotel em parceria com a Orquestra Sinfônica Brasileira, convidou dois violoncelistas para tocar musica clássica durante o jantar. Paulo e Ricardo Santoro são e fazem parte da OSB desde 1986.
O projeto, que é uma iniciativa trazida para o Brasil por um dos maiores chefs do mundo, Massimo Bottura (Food for Soul), David Hertz (ONG Gastromotiva) e pela jornalista Alexandra Forbes, tem como objetivo contribuir na luta contra o desperdício de alimentos, má nutrição e exclusão social.