A Belotur segue trabalhando para consolidar Belo Horizonte como um Destino Turístico Inteligente (DTI).
A metodologia espanhola, adaptada pelo Ministério do Turismo no Brasil, incentiva que as cidades atuem de forma inovadora e sustentável e se comprometam com a qualidade de vida dos moradores e a experiência dos turistas.
No dia 6 de julho, Eduardo Cruvinel, gerente de Inovação Turística da Belotur, participou do evento “Turismo 360 – Seminário Internacional sobre Destinos Turísticos Inteligentes”, no Uruguai, mediando um painel sobre experiências de governança no setor.
Veja também as mais lidas do DT
O objetivo do encontro é apresentar o modelo DTI, do qual Montevidéu é referência na América Latina por incorporá-lo como diretriz transversal em sua política pública, demonstrando a importância para a gestão turística e pesquisa.
Voltado para estudantes, professores, investigadores e empreendedores, o evento contou com a presença de profissionais do Uruguai, Argentina, Brasil, Espanha, Cuba, Colômbia e México.
Os participantes puderam trocar conhecimentos e boas práticas sobre turismo, sustentabilidade, governança, tecnologia, inovação e inteligência turística. O evento também sediou a reunião plenária da Rede Ibero-Americana de Destinos Turísticos Inteligentes, da qual Belo Horizonte faz parte como membro titular.
O seminário foi organizado pela Prefeitura de Montevidéu, em parceria com a Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação e a Associação de Universidades Grupo Montevidéu.
Ele também contou com o apoio da Segittur, criadora da metodologia DTI, da Rede Iberoamericana de Destinos Turísticos Inteligentes, do Instituto Cidades do Futuro, da Associação Turística de Montevidéu e da Associação de Hotéis e Restaurantes do Uruguai.
“Foi uma honra representar Belo Horizonte no seminário e trocar conhecimentos com colegas de vários países. O principal objetivo da metodologia DTI é impactar positivamente a vida de moradores e turistas, sempre levando em conta práticas inovadoras e sustentáveis, e espaços de troca como esse são fundamentais para amadurecer ideias e identificar oportunidades”, explica Eduardo Cruvinel, gerente de Inovação Turística da Belotur.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências