Por Marcelo Villas Bôas, repórter do DT – fotos: Wanderley Mattos Jr
Desde o dia 14 de janeiro, até 13 de março, Bento Gonçalves recebe a 7ª edição do Bento em Vindima, evento característico da região pela colheita e pisa da uva. São mais de 60 dias de programação, que envolve fatores turísticos e eventos preparados pela secretaria de Turismo do município, sempre envolvendo o período da colheita de uva.
“Nesse período temos um volume muito grande de eventos interessantes que acontecerão, programas o dia todo envolvendo o dia-a-dia do morador local e do produtor. Muitas experiências durante todos os dias da estação. No ano passado para nós era um período de baixa temporada turística e com o desenvolvimento do evento já transformamos em um período de fluxo turístico bastante interessante”, comemorou o secretário de Turismo de Bento Gonçalves, Gilberto Durante, ao DIÁRIO.
Veja também as mais lidas do DT
A festa de verão valoriza a cultura da Serra Gaúcha, celebra-se o nascimento da fruta que dá origem ao principal produto turístico de Bento Gonçalves, o vinho.
As atrações que integram a programação do Bento em Vindima vão desde a colheita simbólica e a pisa das uvas, apresentações culturais de corais, jogos italianos e gastronomia típica. A programação ocorre também nos hotéis, vinícolas e restaurantes, que oferecem pacotes promocionais com atrações paralelas.
O Bento em Vindima já integra o calendário oficial de eventos turísticos da cidade gaúcha e espera receber cerca de 140 mil visitantes nesta edição. “O Vindima é um evento muito importante, que oportuniza ao visitante e à comunidade uma experiência única da colheita da uva”, completa o secretário.
* O fotógrafo Wanderley Mattos Jr viajou ao Rio Grande do Sul convidado pela prefeitura de Bento Gonçalves