BLTA faz um balanço de 2019 e anuncia ações para os próximos meses

Continua depois da publicidade

Após dois roadshows internacionais – Europa e Estados Unidos – e um nacional em 2019, a BLTA (Brazilian Luxury Travel Association) – a primeira e única associação totalmente dedicada ao turismo de luxo brasileiro – inicia 2020 com uma temporada de viagens pelo país em prospecção e visitas técnicas para avaliar a entrada de possíveis novos associados.

EDIÇÃO DO DIÁRIO

Ano passado, o portfólio da instituição passou a contar com o Nannai Resort & Spa (Porto de Galinhas/PE), o Fairmont Copacabana Rio de Janeiro, Janeiro Hotel (Rio de Janeiro/RJ), o Villa da Santa (Búzios/RJ), o Hotel Fasano Belo Horizonte (Belo Horizonte/MG), o Hotel Fasano Salvador (Salvador/BA) e a operadora Abercrombie & Kent (Rio de Janeiro/RJ). Com essas adesões, a BLTA soma, agora, 44 associados, sendo 39 hotéis e 5 operadoras.

Veja também as mais lidas do DT

Urbanos ou localizados em meio à natureza ou à beira-mar, diferentes entre si e cada qual com sua proposta de hospitalidade, os recém-integrados ao quadro da associação têm aspectos em comum quando se fala em turismo de luxo. “Além de atenderem aos requisitos de nossa avaliação durante visita técnica, todos mantêm um padrão de excelência, já trabalham no mercado internacional e desenvolvem ações de sustentabilidade”, afirma a diretora executiva da BLTA, Simone Scorsato.

Para os associados, conforme dados apurados em pesquisa interna, estar integrado ao grupo significa ser referenciado como produto de desejo no mercado, ter acesso a eventos internacionais que potencializam o próprio negócio e adquirir a chancela de participar de uma entidade que reúne as melhores empresas de turismo de luxo do país. “Isso sem contar a credibilidade que se agrega junto aos mercados nacional e estrangeiro, já que a BLTA se tornou um selo de excelência”, complementa Tetê Etrusco, da Casa Turquesa.

Para Rodrigo Lins, do Nannai Resort & Spa, “estar na BLTA atesta qualidade, apoio e redução de custos na promoção – eventos, comunicação etc – tendo, ainda, a possibilidade de compartilhar experiências e informações entre todos os associados”, diz. Renata Luque, dos hotéis Fasano, também é da mesma opinião e vai além: “A troca de experiências entre todos os membros é extremamente importante, assim como a união de esforços em prol de um objetivo em comum, que é a promoção do Brasil no mercado global de luxo”. Por sua vez, Mariana Rosa, da Passion Collection, destaca a interação e o desenvolvimento relacional entre todos os integrantes como aspectos positivos, assim como “a divulgação de nossa marca no exterior junto aos associados que já desfrutam de uma incrível reputação no mercado internacional”.

Conforme pesquisa divulgada em 2019 referente a 2018, os empreendimentos associados – mais da metade da oferta é de hotel-boutique e 40% dispõem de até 24 apartamentos – registraram um faturamento bruto estimado em R$ 871 milhões, com 532.036 hóspedes distribuídos em 2.223 unidades habitacionais. Quanto à procedência dos hóspedes, 56,3% do próprio Brasil, 17% da Europa, 16/6% da América do Norte, 4,7% da América Latina e 4,6% da Ásia. Quanto à motivação da viagem, lazer foi o mais apontado pela pesquisa, com 70% das respostas; na sequência,15,7% (negócios), 7,1% (eventos sociais) e 4,1% (festas e eventos).  Em relação ao tempo de permanência, nos hotéis, 72,7% (até 3 diárias), 20,8% (4 a 7 diárias) e 6,4% (mais de 7 diárias).

Estratégia e Promoção

Para a obtenção de resultados a médio e longo prazos, o presidente da BLTA, Martin Frankenberg, reforça: “Um dos nossos objetivos é, nos próximos anos, demonstrar aos gestores públicos a importância estratégica do segmento de luxo para o desenvolvimento do turismo no Brasil”.  Nesse sentido, a entidade atua nos mercados nacional e internacional por meio de ações institucionais, comerciais e promocionais de forma direta ou por meio de parcerias.

“Promovemos o Brasil de forma autêntica e sustentável, organizamos nossos eventos com marcas e fornecedores que possam celebrar nossa cultura no mercado de luxo. Gastronomia, música, arte, design e criatividade são atributos brasileiros que nos orgulhamos em promover. Com foco no mercado de luxo, a qualidade e a singularidade dos locais escolhidos e dos nossos eventos fazem toda a diferença junto aos convidados. Em cada um desses eventos reunimos, em média, 25 empreendimentos brasileiros. Formamos uma delegação que transmite a alma brasileira e fortalece nossa hospitalidade para o mercado de luxo global”, diz Simone.

Desde 2014 a BLTA já realizou 17 eventos fora do país, reunindo buyers e players em Paris, Londres, Nova York, Los Angeles, Chicago e São Francisco. “Promovemos o Brasil para 1.070 especialistas em luxo – agências e operadoras de turismo e formadores de opinião – e geramos mais de 250 rodadas de negócios”, diz. Neste ano, o roadshow internacional já tem os destinos escolhidos: Londres, Munique e Zurique (em junho) e Nova York e Toronto (em outubro).

Para mais informações: blta@blta.com.br ou events@blta.com.br

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade