Boeing 727 da associação VARIGVive vai para Nova Petrópolis

Continua depois da publicidade

O presidente da associação VARIGVive, Rubem Oscar Bürgel, em entrevista exclusiva ao DIÁRIO atualizou as informações a respeito da entidade que quer preservar a memória da extinta companhia Viação Aérea Rio-Grandense, a Varig.

por Paulo Atzingen*


Com sede em Porto Alegre (RS), a VARIGVive é uma associação sem fins lucrativos e tem uma diretoria composta por funcionários da Varig, filhos de funcionários da companhia aérea e inúmeros simpatizantes.

Veja também as mais lidas do DT

Oscar informa que em janeiro deste ano a associação obteve uma vitória com a chancela da prefeitura de Nova Petrópolis de um terreno para instalar o memorial.  “Foi assinado um memorando de entendimento entre a VARIGVive, empresários locais e administradores da cidade. Nosso projeto de restauração do histórico Boeing 727-100 da Varig (prefixo PP-VLD), mantem-se de pé!”, comemora.

Segundo Rubem Oscar, todos os apoiadores do projeto VARIGvive serão convidados a fazer parte do quadro de associados. Atualmente muitos voluntários participam da desmontagem da aeronave em Porto Alegre.

O transporte da fuselagem está previsto para a quinta-feira (dia 18) da semana que vem (Crédito: VARIGvive)

Memorial

“Planejamos fazer uma parede junto ao memorial com a lista de todos apoiadores, como forma de reconhecimento, e outros benefícios”, adianta.

“A VARIGVive poderá ser o início do resgate de toda a memória da companhia aérea, basta ter apoio”, completa.

Rubem Oscar Bürgel ingressou na Varig em 1969, trabalhou como técnico de aeronaves, inspetor e depois Engenheiro de Voo do Electra Boeing 727 e depois do Douglas DC-10

“O B727 PP-VLD foi recebido em 1972 pela Varig, voou até 1989 como avião de passageiro e depois como cargueiro (voei como Flight enginner nas 2 configurações por milhares de horas de voo”, diz ao DIÁRIO.

O B727 PP-VLD foi recebido em 1972 pela Varig, voou até 1989 como avião de passageiro e depois como cargueiro (Crédito: VARIGVive)

Rubem adianta que as dimensões da área do memorial ainda não estão definidas, mas ocupará um terreno às margens da RS-235, no município gaúcho.

O Boeing 727 “PP-VLD” ainda está em Porto Alegre. Uma equipe já começou a preparar a estrutura, o que inclui a retirada das asas e do trem de pouso. O transporte da fuselagem está previsto para a quinta-feira (dia 18) da semana que vem.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade