As asas da aeronave MD-90, da Boeing, serão removidas em breve para a instalação de um conceito avançado de asa conhecido como Transonic Truss-Braced Wings, ou TTBW
EDIÇÃO DO DT com agências
A Boeing deu início a uma nova etapa da extensa modificação em uma aeronave que se tornará o X-66 Sustainable Flight Demonstrator (SFD, na sigla em inglês, ou Demonstrador de Voo Sustentável X-66 em português).
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De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, as atualizações consistem na remoção dos motores e a realização de varreduras de metrologia 3D para informar o design e o plano de construção da aeronave.
As asas originais do jato MD-90 em breve serão removidas para testar o design de um conceito avançado de asa, conhecido como Transonic Truss-Braced Wing (TTBW), composto por asas ultrafinas, sustentadas por suportes, com maior envergadura e alongamento. A maior envergadura e eficiência aerodinâmica do TTBW podem acelerar significativamente as oportunidades de redução do consumo de combustível e emissões.
O X-66 é o primeiro projeto de avião experimental da NASA focado em ajudar os Estados Unidos a alcançar seu objetivo de zero emissão líquida de gases de efeito estufa na aviação. Os testes em solo e em voo devem começar em 2028.
A Boeing divulgou um vídeo em time-lapse dos passos recentes da conversão, que inclui:
- Remoção dos motores e reversores de empuxo
- Elevação e apoio do jato para simular a condição da aeronave durante a modificação completa
- Digitalização a laser 3D da estrutura da aeronave
Com os dados de digitalização, a Boeing usará um software de modelagem 3D para sobrepor a estrutura existente do MD-90 aos novos componentes do X-66, permitindo uma integração espacial mais precisa e a oportunidade de identificar e mitigar riscos no processo de modificação.
A Boeing continuará fornecendo atualizações conforme o projeto avança.