A Boeing promoveu na última quarta-feira (28), em parceria com a Rountable Sustainable Biomaterial (RSB), o Fórum “Abastecendo a Bioeconomia e o Futuro Sustentável da Indústria Aeroespacial”.
O evento aconteceu na AMCHAM Brasil, em São Paulo, e reuniu líderes do setor da bioeconomia do pais e especialistas em sustentabilidade com o objetivo de discutir, explorar e impulsionar a transformação sustentável da bioeconomia brasileira e do setor de aviação.
O encontro desses líderes serviu também para marcar os 90 anos da empresa no Brasil. Integrante da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) desde julho de 2021, a Boeing é uma das maiores fabricantes de aeronaves do mundo e responsável por 230 entregas de aeronaves comerciais no Brasil desde 1960.
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O debate contou com a participação dos CEOs da GOL Linhas Aéreas e da LATAM Brasil, também associadas ABEAR, que discutiram a importância da utilização de combustíveis sustentáveis na aviação (SAF, na sigla do inglês) e da criação de uma matriz de produção no Brasil para a garantia do cumprimento das metas de descarbonização do setor.
Segundo o vice-Presidente para América Latina e Caribe e de Política Global da Boeing Internacional, e diretor-Geral da Boeing Brasil, Landon Loomis, a colaboração de todos é essencial para chegar a um futuro melhor. “Hoje, o Brasil é o segundo produtor de combustível sustentável do mundo, o país tem expertise industrial nas áreas de agricultura, energia e aviação, além de acesso privilegiado às matérias primas que podem ser soluções para a preservação do meio ambiente. Ao comemorar 90 anos de Boeing no Brasil, quero reiterar nosso compromisso de parceria com o país para alcançarmos resultados expressivos nos próximos anos”, afirma.
Protagonismo na indústria
Para o CEO da GOL Linhas Aéreas, Celso Ferrer, a parceria com a Boeing foi responsável por oferecer uma vantagem competitiva e crescimento para a GOL nos últimos anos. “Através de um desenho de asa, de um motor novo, conseguimos colocar um avião para voar com muito mais economia, produzindo menos ruído e com menor emissão de CO2 na atmosfera. Hoje vejo aqui empresas e indivíduos discutindo com o propósito de transformação e a GOL enxerga isso como responsabilidade social, em um papel de protagonismo na indústria”, compartilha.
Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil, citou o papel da companhia em relação à sociedade e ao meio ambiente no pós pandemia. “Essa reflexão nos fez lançar nossa caminhada de longo prazo para uma mudança profunda, não só no impacto do clima, mas também do meio ambiente e temas ligados à diversidade e inclusão. Precisamos parar e repensar nosso futuro e a função que temos na sociedade. Nos comprometemos em 2030 a comprar 5% do nosso consumo em SAF e apostamos que o Brasil terá um papel fundamental na produção do combustível, mas para isso há uma série de políticas públicas que precisam ser criadas para que o país se posicione como o maior produtor mundial de SAF, acelerando discussões com o governo”, pontua.
A diretora de Relações Institucionais da ABEAR, Jurema Monteiro, ressalta a urgência na implantação de políticas públicas para a produção de SAF no Brasil se torne realidade. “Precisamos garantir segurança jurídica e incentivos para atrair os investimentos na produção de SAF no Brasil. É importante lembrar que o combustível é um item muito relevante para o setor, podendo representar até 40% do total de custos das aéreas. A ABEAR e suas associadas têm compromissos importantes com o meio ambiente e temos trabalhado bastante com a revisão de rotas e renovação de frota para evitar desperdícios e o SAF é fundamental para o atingimento das metas do setor”, conclui.