Bonito: veja o que turistas, profissionais do turismo e do jornalismo falam sobre o destino

Continua depois da publicidade

(Artigo publicado originalmente no dia 24 de outubro de 2022)

Bonito (MS) é paixão à primeira vista. O conjunto de coisas legais para fazer começa com flutuação em rios cristalinos que parecem um aquário gigante, descidas a grutas e passeios em cavernas a atividades radicais como rapel em cachoeira e passeios de quadriciclo em trilhas acidentadas. Não é por acaso que Bonito ganhou o título de Capital Nacional do Ecoturismo.

Mas além da natureza, as pessoas e os profissionais do destino também dão um show à parte. Estão preparados para receber! O DIÁRIO conversou com profissionais do turismo, com turistas e com jornalistas para saber se Bonito é realmente o que estão vendendo nos catálogos promocionais e nas prateleiras das agências de viagens. Confira e tire suas conclusões:

Veja também as mais lidas do DT

Diogo Ayres, gerente do hotel Promenade Bonito: Equilíbrio das atividades

Bonito
Diogo Ayres, gerente do Promenade, Bonito (MS) – Crédito: DT

É um destino importante para o nosso país primeiro porque é a capital do ecoturismo reconhecido mundialmente. Ele é importante na retomada da pós pandemia, porque é um destino nacional muito forte e na valorização do nosso turismo interno. O brasileiro tem uma cultura de valorizar os atrativos fora do país. Bonito, porém, é o fortalecimento da nossa identidade, dos nossos valores, uma referência em preservação, os atrativos são muito bem controlados, há um equilíbrio entre as atividades da fazenda, o agro e as atividades de ecoturismo.

Márcia Oliveira, guia de turismo da Gruta de São Miguel: História da geologia

Bonito
Márcia Oliveira, guia de turismo de Bonito – Crédito: DT

Trabalho nas formações geológicas da gruta de São Miguel há 6 anos e como guia há 8. Bonito é minha casa e posso afirmar com toda a certeza que aqui é o lugar para quem quer conhecer a vida natural, a história geológica do nosso país.  Bonito é um destino diferente. Nas nossas cavernas, por exemplo temos as estalactites, as estalagmites, os coralóides, e também as formações que lembram uma couve flor. Tudo isso aqui tem cerca de 60 milhões de anos. Se você quer se surpreender com a beleza da nossa geologia, venha para Bonito!”

Zali Evandro (Grilo), da Grilo Transportes: Não vão se arrepender!

Bonito
Zali Grilo, da Grilo Transportes – Crédito: DT

Gosto muito de dirigir e estar no meio de pessoas diferentes, de ir e estar todos os dias em lugares diferentes e então me adaptei com o turismo. Bonito é uma cidade muito procurada, com pessoas vindo de todo lugar do mundo. Quando o turista pergunta qual o melhor lugar para conhecer respondo que não há resposta. Todos são bonitos! Geralmente a gente fala para as pessoas se você tiver tempo, você fica e pode fazer todos os passeios que não vai ter nenhum que não vá gostar. Lógico que tem as pessoas que vem para um curto espaço de tempo e aí geralmente elas procuram mais o Rio da Prata, a gruta Lago Azul ou o passeio de Bote que são passeios que você não pode sair de Bonito sem fazer. é a referência de Bonito.

Podem vir visitar Bonito, e podem ter certeza que vocês não vão se arrepender. Eu nasci e me criei aqui em Bonito e faz 23 anos que tenho contato com turista e nunca ouvi alguém que falasse que não gostou daqui!”.

Márcio Aueda, sócio do hotel Cabanas: Mais fácil chegar!

Bonito
Márcio Aueda, facilidade para chegar – Crédito: DT

Os voos diretos pra Bonito mudaram muito a chegada de turistas aqui. Antigamente precisava-se de um dia inteiro de viagem pra vir e um dia inteiro pra voltar ou até dois dependendo do perfil do turista, hoje em dia não. Hoje em dia, de São Paulo você vem pra Bonito e isso valorizou muito o destino, a pessoa consegue aproveitar. Então feriados que são um pouco mais curtos favoreceram, quando a gente tinha uma ocupação de 80% em um médio feriado, hoje em dia a gente consegue chegar a 100% por conta desses voos porque você otimiza o tempo do turista e ele acaba aproveitando mais o feriado. Ficou mais fácil vir para Bonito! Venham!”

Camila Karam, editora do Portal Turismo-SA.: Tudo muito bem pensado!

Camila Karan, do Portal Turismo S.A.

A infraestrutura, a organização e a preocupação ambiental me surpreenderam muito, fora o cenário que é encantador, acho que todos que tiverem a oportunidade de conhecer Bonito devem fazê-lo.

O turismo é super organizado, guias capacitados, tratamento hospitaleiro e tudo muito bem pensando nos atrativos… Armários, vestiários, serviço de fotos, wifi e etc…

A flutuação na Nascente Azul foi o meu favorito, nos sentimos nadando dentro de um aquário cheios de peixes e plantas. Quero voltar para fazer outras flutuações.

Helena Cardoso, repórter da 29horas: Shampoos biodegradáveis

Helena: momentos de reconexão

Recomendaria Bonito para quem deseja, sobretudo, momentos de reconexão. Consigo mesmo, com o meio ambiente e com o tempo da natureza. Além de ter belíssimas paisagens e permitir um contato direto com a fauna e a flora nacionais, é um destino com muitas opções de passeio para toda a família. Enquanto os mais radicais podem se divertir em boia cross, tirolesa, bote, os mais tranquilos podem apenas aproveitar a vista subaquática nas flutuações. Além disso, os bonitenses são extremamente receptivos. É uma viagem pra se sentir em casa (mas sem o estresse do trabalho e da rotina que ficou na cidade).

Meu passeio preferido foi a flutuação. Não sou muito afeita a esportes radicais, sou mais encantada pelas belas vistas – e aqui o que mais há é beleza. Também adorei o passeio de bote no Rio Formoso, pela adrenalina e pela possibilidade de ver de perto tantas espécies de animais. Tucanos aos montes. Foi inesquecível.

A preocupação ambiental é realmente algo que chama a atenção para o destino. Desde as áreas de preservação até os shampoos e condicionadores dos hotéis, biodegradáveis. É um exemplo que fica”.

Gilvan e Adriana Costa: Parece um aquário!

“Bonito é maravilhoso! Ficamos Uma semana aqui e foi uma surpresa atras da outra! O passeio que eu mais gostei foi a da flutuação no Rio Sucuri, ali você flutua por cerca de 1300 metros e tem contato com vários peixes. Parece que você está em um aquário! E a gruta Lago Azul é demais!. Viemos via Campo Grande. Minha esposa entrou em contato com agência de turismo e ela foi fantástica, que agilizou nossa vinda. Viemos de carro de Campo Grande (MS)”.

Bonito
Gilvan e são paulistas e aprovaram – Crédito: DT

Adriana Costa esposa de Gilvan

“É a primeira vez que vim para Bonito. Peixes, fauna, flora, gastronomia maravilhosa, muitos passeios para fazer. Eu recomendo”.

André e Mayara voltam encantados para Santo André (SP) – Crédito: DT

Mayara Martins e André Vinícius, de Santo André: Lugar magnífico!

“Foi uma super experiência estar em Bonito. O passeio que eu mais gostei foi o da Cachoeira da Boca da Onça por conta da beleza e do rapel, que foi muito radical! Qualquer pessoa pode vir para Bonito por conta da acessibilidade!” (Mayara)

“O Quadriciclo foi maravilhoso, super radical, mas é preciso destacar o cuidado da agência e dos guias de turismo. Eles estão atentos quanto à sinalização e localização dos clientes (turistas) demonstram muito cuidado com nossa segurança. Outro ponto a destacar é a comunicação do receptivo, pontuais e os guias,, super capacitados. Lugar magnífico!” (André)

Juanita – dona do Restaurante Juanita: Vocês vão se encantar!

Bonito
Juanita, encanto gastronômico – Crédito: DT

“Venham pra Bonito, vocês vão se encantar, como eu me encantei assim que cheguei aqui!”

Confira fotos e abaixo um vídeo de alguns lugares visitados pela reportagem em Bonito; crédito: equipes de apoio dos atrativos 

Veja o vídeo do passeio de quadriciclo:


*O jornalista Paulo Atzingen viajou a convite da Acqua Viagens, Nascente Azul e o hotel Promenade Bonito

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade