Boom de reservas: Accor dobra receita com ajuda de shows e festivais

Continua depois da publicidade

Diversos estados brasileiros recebem eventos internacionais entre outubro e dezembro, corroborando para o aquecimento da indústria hoteleira, como é o caso da rede Accor 

As regiões Sudeste e Centro-Oeste, principalmente, receberão shows, festivais e outros eventos internacionais até o final do ano.

Por conta disso, os hotéis da rede Accor registram alta demanda. Também, nota-se uma maior antecedência das reservas nesse período em comparação com a mesma época de 2022. Isso reforça a importância do entretenimento para impulsionar o turismo regional.

Veja também as mais lidas do DT

“Em todos os meses à frente, já temos mais reservas do que o ano passado no Brasil, principalmente nos meses de setembro e novembro, em grande parte devido aos eventos e shows internacionais em várias cidades”, comenta Guilherme Marques, diretor de Revenue Management & Distribuição da Accor Américas na divisão Premium, Midscale & Economy.

Agito de São Paulo

A tendência toma força principalmente em São Paulo. Em novembro, os 10 dias impactados por shows internacionais – Alanis Morissette (01), Roger Waters (02), Taylor Swift (03), e RBD (04) – além do já tradicional GP de Fórmula 1, são responsáveis por quase dobrar a receita reservada. Isso em comparação ao mês anterior, com menos eventos agendados.

Taylor Swift - Foto - Divulgação MTV
Taylor Swift – Foto: Divulgação MTV

O interior de São Paulo receberá o festival de música eletrônica Tomorrowland em outubro, na cidade de Itu. Com público estimado de 180 mil pessoas nos três dias de festival, a expectativa é próxima de lotar os hotéis situados em Itu. Para se ter ideia, o Novotel Itu esgotou em duas horas todas as diárias. E o “boom” de reservas chega às cidades vizinhas de Campinas, Jundiaí e Sorocaba. “As vendas para o período de Tomorrowland estão mais aceleradas que o normal para a região, e a expectativa de incremento de receita é de 60% se comparado a um período regular”, explica Marques.

Já em Brasília, shows do Roger Waters (24/10) e Red Hot Chili Peppers (07/11) têm perspectiva de uma alta de 40% em receita para os hotéis da região. “Os eventos de entretenimento têm roubado a cena”, finaliza o executivo.

Accor
Quarto de hotel da rede Accor (Foto: Divulgação)

Impacto do primeiro semestre na rede Accor

O primeiro semestre de 2023 adiantou a boa fase do setor com os grandes eventos. Em Belo Horizonte, cidade que recebeu a 24ª Parada do Orgulho LGBTI+ no dia 9 de julho deste ano, e registrou durante o evento crescimento de 29% em receita em comparação com a edição do ano anterior, promete movimento também para o segundo semestre. Durante a Parada LGBTI+ de São Paulo, as regiões da Paulista, Jardins e Centro, mais impactadas pela realização do evento, tiveram aumento de 37% em receita durante o final de semana (sábado e domingo), em comparação com a última edição de 2022.

Ainda na capital paulista, outros eventos tiveram impacto significativo. Por exemplo, foi registrado 35% de crescimento em receita durante a Feira Hospitalar 2023, que aconteceu no São Paulo Expo, de 23 a 26 de maio. A Zona Sul, região mais impactada pelo evento, teve desempenho ainda melhor, registrando 51% de aumento de receita. E os hotéis da região do ABC (São Bernardo do Campo e São Caetano) cresceram 55% versus 2022.

Novotel Itu Golf & Resort
Novotel Itu Golf & Resort (foto: Accor)

A 37° edição do evento APAS SHOW aconteceu entre 15 e 18 de maio, no Expo Center Norte, e hotéis da Accor na Zona Norte tiveram um incremento de 30% em receita. Importante destacar que, em 2022, essas duas feiras, APAS e Hospitalar, aconteceram na mesma semana, concentrando toda a demanda no mesmo período. Por essa razão, os resultados apresentados acima são ainda melhores, já que ocorreram em semanas diferentes e possibilitaram ganho de receita em um período maior.

Já no carnaval, os resultados dos hotéis localizados no Rio de Janeiro, Angra dos Reis e Nova Iguaçu evoluíram consideravelmente. Nesse caso houve um incremento de 104% em receita em comparação a 2022.

EDIÇÃO DO DT.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade