Quem chega ao Bourbon Atibaia Resort, no interior de São Paulo, tem a impressão que se aproxima de uma grande nave ancorada no alto de uma colina. Com a retomada das atividades e com os cuidados do hotel com seus protocolos de segurança, filmes de ficção científica vêm à mente, já que os hóspedes são recebidos por recepcionistas usando as máscaras tipo face shield.
Por Paulo Atzingen* RETRÔ 2020 – PUBLICADO DIA 27 DE JUNHO
Reaberto ao público no início do mês de junho, após 75 dias com as portas fechadas, o resort segue todas as orientações do poder público e de seus órgãos competentes como o Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde (OMS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Veja também as mais lidas do DT
As duas primeiras semanas de retorno das atividades têm sido desafiadoras e de um grande aprendizado, explica o diretor regional da rede, José Ozanir.
“Após a elaboração do protocolo – desenvolvido por nós em parceria com a Hotel Consult – empreendemos treinamento intensivo para o nosso pessoal . Uma turma inicial de 80 colaboradores que será aos poucos acrescida, à medida que vamos nos adaptando ao novo normal”, informa Ozanir ao DIÁRIO.
Ozanir reforça que um vídeo de capacitação, que tem aproximadamente três horas, tem sido fundamental para criar um novo paradigma na cabeça dos colaboradores. “Esse vídeo de treinamento, que teve a participação de Marcelo Goeger, um epidemiologista que trabalha como coordenador no Hospital Albert Einstein, serviu para criar uma nova cultura de práticas e de relacionamento com o hóspede em tempos pós Covid-19”, acentua.
“No dia da abertura (5 de junho) estávamos com o nosso time todo pronto para receber os nossos primeiros 20 hóspedes. Naquele primeiro fim de semana chegamos a um pico de 100 pessoas no hotel”, quantifica o executivo.
Escalonamento
Ozanir lembra que um decreto da prefeitura de Atibaia determina que todo empreendimento hoteleiro só poderá operar com até 30% de seus apartamentos. “Dos nossos 600 apartamentos, só poderemos trabalhar com 180. Estamos liberando os andares de forma alternada. No último fim de semana tivemos 16% de ocupação, garantindo toda a segurança necessária, tanto para o hóspede, quanto para o nosso funcionário”, afirma.
Motivação
Trabalhando com força mínima, mas com uma intensidade máxima, José Ozanir lembra que seus colaboradores retornaram muito motivados e comprometidos. “Posso dizer que quando tudo começou muitos aparentaram desânimo e até medo. E com alegria posso afirmar que conseguimos manter nosso quadro de funcionários intacto, sendo que ninguém foi demitido”, comemora Ozanir acrescentando que de um total de 590 funcionários – a grande maioria com salários garantidos pela MP 936 (pagamento proporcional) – , terá nesta semana 120 no front, trabalhando. “O retorno vai ser gradual, escalonada, de acordo com a demanda”, explica.
Hóspede
Mesmo com 37 anos na hotelaria, José Ozanir adianta que tem se surpreendido com esses novos tempos pós- Covid-19. “Os hóspedes chegam meio apreensivos. Ainda no carro, têm sua temperatura medida. São recebidos por um funcionário que está todo paramentado. Ficam, no começo, surpresos, mas aos poucos, relaxam. Recebem um kit de álcool-gel e uma máscara, caso não tenham”.
O diretor completa que aos poucos o hóspede vai se soltando e compreendendo que os tempos são outros. “Na própria reserva, existe um link onde ele tem que ler e concordar com os protocolos de segurança sanitária e que terá que fazer a sua parte”, pondera.
Buffet adaptado
Com mesas e cadeiras distantes umas das outras, com buffet adaptado e serviço personalizado, as famílias que se hospedam no Bourbon Resort Atibaia acabam relaxando com o tratamento vip em tempos de pandemia.
“Temos dois tipos de serviço na hora das refeições: a cozinha show, que permite o serviço personalizado e o hóspede não precisa tocar nos utensílios e nos pratos. O funcionário está com os alimentos expostos e o cliente escolhe. O funcionário monta o prato e entrega ao hóspede. O outro serviço são as porções individuais, saladas, sobremesas, todas fracionadas”, enumera.
Check’out.
Um outro detalhe na hospedagem segura é o check’out. O diretor explica que a saída do hotel agora se estendeu das 12 horas em diante. “Flexibilizamos o horário do check’out para evitar aglomeração. Ele avisa por telefone ou diretamente na recepção o horário que irá sair”.
Essa medida evita aquelas aglomerações tão comuns nos lobbies.
Endereço: Rod. Fernão Dias, Km 37,5 – Jardim Boa Vista, Atibaia – SP, 12954-904