Se é experiência que o turista quer em um roteiro, Curaçao tem tudo para ser a escolha ideal. Um pedaço do Caribe na América do Sul, com mar azul turquesa, águas quentes e longe da rota dos furacões, a letra C das famosas Ilhas ABC (Aruba, Bonaire e Curaçao), foi colônia Holandesa até 2010 e hoje é um país autônomo que faz parte dos Reinos Baixos, leia-se Holanda.
por Alexandra Mato Ramos, jornalista colaboradora do DT
Colhendo os frutos dos investimentos em divulgação, marketing e parcerias estratégicas feitas no Brasil na última década e diante da crescente e intensa demanda de brasileiros para o destino, o governo de Curaçao tem investido consideravelmente em atrair a atenção do viajante made in Brazil e, desde janeiro de 2024, vem disponibilizando aulas de português para os profissionais locais do turismo.
Veja também as mais lidas do DT
De acordo com Elaine Francisca, Gerente Regional para América do Sul do Escritório de Turismo de Curaçao, atualmente, os maiores emissores de turistas para o país são a Holanda, Estados Unidos, Colômbia e Brasil. Segundo o escritório de turismo de Curaçao, para 2025, as projeções apontam a chegada de cerca de 50 mil brasileiros e a expectativa é que o Brasil ultrapasse a Colômbia e se consagre entre os três principais emissores de turistas para a ilha do caribe. “Em novembro estaremos no Festuris, evento que participamos com estande e com uma delegação de empresários hoteleiros desde 2018. Ficamos muito felizes com os resultados alcançados no país. De janeiro até outubro já registramos a entrada de 27 mil turistas vindos do Brasil na ilha e esperamos fechar em 2024 recebendo mais de 30 mil brasileiros.” declarou Elaine Francisca.
Como chegar na ilha caribenha de Curaçao via Avianca
A Avianca opera com três rotas diretas do Brasil para Bogotá: Rio de Janeiro/ Bogotá, com 14 voos semanais; São Paulo/ Bogotá, com 21 e Manaus/ Bogotá: com quatro frequências semanais. De Bogotá para Curaçao, a empresa opera com 10 voos por semana. Se tiver tempo e disposição, vale a pena fazer uma escala mais longa na capital Colombiana e visitar, nem que seja por algumas horas, Bogotá que encanta à primeira vista com as montanhas Monserrate ao fundo.
Quem curtir alta gastronomia, pode trocar a ida no Museu Botero, um dos mais visitados do país, com visitas guiadas de duas horas, por uma tarde de degustação no bistrô contemporâneo El Chato, um dos 25 melhores do mundo e que, brevemente, assinará o menu da classe executiva dos vôos da Avianca que partem da capital Colombiana para a Europa
Reservas
- https://www.avianca.com/pt/
- https://www.banrepcultural.org/bogota/museo-botero/bienvenidos
- https://elchato.co/
Não esqueça:
- Passaporte válido (mínimo 6 meses para expirar);
- Certificado Internacional contra Febre Amarela (Impresso):
- Cartão de Imigração Digital – Processar o cartão a partir de 7 dias antes do embarque no site: www.dicardcuracao.com
- Seguro viagem (não é obrigatório, mas é importante ter)
- Baixar o aplicativo Curaçao Travel Guide que disponibiliza a programação cultural da ilha
Confira nas próximas edições do DIÁRIO dicas de restaurantes, hotéis e passeios em nossa visita a esse paraíso caribenho
*A jornalista Alexandra Mato Ramos viajou a convite do Visit Curaçao com Seguro Europ Assistance