terça-feira, outubro 28, 2025
InícioAviaçãoBrasil tem recorde histórico de passageiros em voos domésticos

Brasil tem recorde histórico de passageiros em voos domésticos

O transporte aéreo dentro do Brasil atingiu um novo marco histórico em setembro, com 8,5 milhões de passageiros embarcando em voos domésticos — o maior volume já registrado para o mês desde o início da série histórica, em janeiro de 2000. Os dados, divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), mostram crescimento de 7,6% em relação a setembro de 2024, quando o total foi de 7,9 milhões de viajantes. Este é o 13º mês consecutivo de alta no setor.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur

Entre os terminais com maior movimento, o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) lidera com 2,5 milhões de passageiros, seguido pelo Aeroporto de Congonhas (SP), com 1,9 milhão, e o Aeroporto de Brasília (DF), com 1,3 milhão de viajantes.
No acumulado de 2025, a aviação doméstica já soma 74,2 milhões de passageiros, representando aumento de 8% na comparação com o mesmo período de 2024 (68,7 milhões).

Crescimento internacional e recorde de turistas estrangeiros

A aviação internacional também segue em ritmo acelerado: 2,3 milhões de passageiros foram transportados em setembro, um salto de 9,5% frente ao mesmo mês de 2024.

De acordo com dados do Ministério do Turismo, o Brasil recebeu 7.099.237 turistas estrangeiros entre janeiro e setembro de 2025 — alta de 45% em relação ao ano anterior. O número já supera o recorde anual de 2024 (6.773.619 visitantes) e ultrapassa a meta prevista para 2025 no Plano Nacional de Turismo (PNT 2024-2027), que era de 6,9 milhões de viajantes internacionais.

Os visitantes também injetaram R$ 32,5 bilhões (US$ 6,04 bilhões) na economia nacional nos primeiros nove meses do ano, o maior volume da série histórica, com crescimento de 11,7% nas despesas com hospedagem, alimentação, transporte, lazer e compras.

Alta temporada promete aquecer ainda mais o setor

Com o desempenho positivo, as companhias aéreas já se preparam para a alta temporada de verão. Segundo projeções da ANAC, mais de 111 mil voos domésticos serão ofertados pelas principais empresas do país nos próximos meses, ampliando a conectividade entre os destinos brasileiros e fortalecendo o turismo nacional.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque