Agências com EDIÇÃO DO DIÁRIO
Os brasileiros estão cada vez mais conscientes de que pequenos hábitos fazem a diferença para um mundo melhor. A conclusão foi revelada pela pesquisa da Fecomércio-RJ/Ipsos. O estudo confirmou que os brasileiros estão adotando hábitos conscientes de consumo, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental. Exemplo disso é que, em relação a 2015, houve aumento de 21 pontos percentuais na parcela de brasileiros que optaram por adquirir eletrodomésticos com menor consumo de energia, escolha de 64% dos consumidores em 2016, contra 43% no ano passado. Esse foi o maior resultado para esse item na série, que começou em 2007.
Outros hábitos ambientalmente responsáveis já viraram rotina no dia a dia dos brasileiros: quase a totalidade dos consumidores (94%) fecha a torneira ao escovar os dentes, – também o maior percentual já registrado na série -, e 93% apagam as luzes ao sair de um recinto. O reaproveitamento de alimentos já prontos para fazer uma nova refeição é o hábito de 80% dos brasileiros, alta de 15 pontos percentuais em relação ao ano passado e também o maior resultado da série histórica.
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Neste ano, outras atitudes alcançaram os maiores percentuais da série histórica, como solicitar nota fiscal ao comprar um produto (58%), separar óleo de cozinha para reciclagem (38%), consumir produtos com menor impacto para o meio ambiente (31%). Sobre o uso de sacolas ecológicas, 47% dos brasileiros têm o hábito de utilizá-las, alta de 6 pontos percentuais em relação a 2015. No entanto, apenas 17% usam sempre. Os outros 30% utilizam essas sacolas apenas eventualmente.
Neste ano, a pesquisa da Fecomércio-RJ passou a considerar o quanto os consumidores levam em conta as atitudes mais conscientes nos estabelecimentos comerciais. Um em cada três consumidores se mantém informado se as empresas participam de campanhas de responsabilidade social (33%) e são responsáveis com o meio ambiente (33%). Já 29% estão atentos se a empresa faz reciclagem e 11% se faz testes em animais.
A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 30 de março e contou com a opinião de 1200 consumidores em 72 municípios brasileiros.