Brasileiros com cidadania portuguesa podem pedir visto E-2

Continua depois da publicidade

Portugal passou a integrar a lista de países com Tratado de Comércio e Navegação e, com isso, brasileiros com cidadania portuguesa ou cidadãos portugueses podem conseguir o visto E2 e morar nos EUA

Para residir nos Estados Unidos, brasileiros com cidadania portuguesa ganharam uma nova modalidade de visto. Isso porque o Congresso Americano aprovou legislação que altera a elegibilidade do visto de negócios E2. Assim, incluiu Portugal na lista de países com o Tratado de Comércio e Navegação.

Dessa forma, estima-se que em torno de 400 mil brasileiros possuam a cidadania portuguesa e terão o direito de solicitar o visto E2 para morar nos EUA.

Vale lembrar também que o E-2 é um visto de não-imigrantes renovável e tem o aporte financeiro em um negócio no país americano como principal requisito para sua expedição. Além disso, para solicitar esse visto é necessário um investimento a partir de US$ 100 mil.

“Para os brasileiros com cidadania portuguesa que tem capital de investimento para gerenciar um negócio nos Estados Unidos e têm esta vontade de residir no país, o E2 se torna uma solução imigratória menos complicada”, afirmou Dr. Rodrigo Lopes. Ele é advogado luso-brasileiro e CEO da DNA Cidadania, assessoria jurídica que atua em processos de nacionalidade portuguesa.

Maior flexibilidade para brasileiros com cidadania portuguesa

Além disso, é importante dizer que até a aprovação da mudança na legislação americana, investidores brasileiros tinham apenas a opção de solicitar o EB-5.

Nessa categoria, com aportes financeiros muito mais altos para implantar um negócio no país. Tanto que era necessário investir a partir de US$ 800 mil e também contratar pelo menos 10 funcionários.

Agora, o visto E2 também dá a oportunidade de que o investidor possa morar nos Estados Unidos com o cônjuge (que poderá trabalhar). Assim como filhos, que não tenham completado a maioridade (21 anos).

Veja também as mais lidas do DT

Saiba mais sobre o visto E2

Vale ressaltar que o visto E2 está disponível apenas para pessoas que tenham cidadania em países membros do Tratado de Navegação e Comércio com os Estados Unidos.

Contudo, o Brasil, por exemplo, não faz parte do Tratado, e por isso, somente os brasileiros que tenham cidadania portuguesa ou de outros países integrantes, podem solicitá-lo. Entre os demais países, estão, por exemplo, a Itália, a Bélgica e a França.

“O E2 é temporário e pode durar até cinco anos, desde que o negócio siga atuante nos EUA. Ele é um visto para não-imigrante que pode ser renovado, portanto, temos de ressaltar que não é igual a um green card”, explicou Rodrigo Lopes.

“Será preciso entrar com o pedido em um dos Consulados: Gerais dos Estados Unidos, em São Paulo ou no Rio de Janeiro e apresentar uma série de documentos, inclusive plano de negócios e detalhamento da empresa que pretende abrir nos EUA”, afirmou.

Para saber mais, acesse o site oficial da assessoria jurídica.


EDIÇÃO DO DT (CF) com agências.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade