O assunto vem sendo debatido desde 2013 e foi aprovado em 2018 pela União Europeia. Começa a valer em 2023. Confira a lista de países em que seus cidadãos terão que apresentar um novo tipo de identificação.
Trata-se do novo sistema de autorização de entrada para turistas nos países da União Europeia (UE) chamado de Sistema de Informação e Autorização de Viagens Europeu (ETIAS, na sigla em inglês) passaria a valor em 2021. Desde então, vem sendo adiado e a data prevista passou de maio para novembro de 2023.
O Etias será exigido para quem viajar a turismo – com permanência de até 90 dias em um período de 180 dias. Ou seja, depois de retornar ao país de origem, será preciso um intervalo de ao menos 90 dias para voltar à Europa.
Veja também as mais lidas do DT
Vale lembrar que países nos quais é exigido o visto de entrada não terão acesso ao formulário eletrônico. No caso do Brasil, por exemplo, só quem pretende viajar para trabalhar ou estudar deve providenciar um visto específico para cada situação.
Segundo a União Europeia, o Etias não se trata de um visto. A autorização poderá ser pedida online e a maioria deve ser concedida imediatamente, devendo ser renovada a cada três anos. Caso o passaporte expire, será preciso renová-la.