Hoje, 12, a Braztoa lança anuário de 2023 e traz um estudo completo sobre o turismo no mercado nacional e internacional, além do perfil do turista
Nesta quarta-feira, 12, a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) promoveu uma apresentação online e lançou seu anuário de 2023. Nele, trouxe dados sobre o turismo de lazer e o perfil do turista em 2023.
Para apresentar esse anuário, estiveram presentes: Roberto Nedelciu, presidente da Braztoa; Mariana Figueiredo, vice-presidente da Braztoa; Fabiano Camargo, vice-presidente da Braztoa; e Rayane Rhuas, da SPRINT Dados. Também, Toni Sando, presidente da UNEDESTINOS, marcou presença, pois a UNEDESTINOS dá apoio institucional ao anuário da Associação.
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Além disso, Taís Santos, da Agência Guanabara, também esteve presente e conduziu a reunião.
Braztoa lança anuário de 2023 e indica perfil das operadoras
Esse anuário traz os dados computados das 54 operadoras associadas a Braztoa, além dos 26 associados parceiros, como bancos, etc.
Um dos primeiros dados revelados foi que cerca de 98% das operadoras associadas são emissivos internacionais. “Isso significa que eles enviam passageiros para destinos internacionais”, explicou o presidente da BRAZTOA.
“Já na rede de atendimento, a grande maioria das nossas operadoras está no Sudeste. Mas, ainda não temos nenhuma operadora associada no Norte, e é um desejo muito forte de trazermos alguma dessa região”, comentou Nedelciu.
Além disso, 62,6% das operadoras associadas à Braztoa atendem consumidor final.
Qual o principal segmento das operadoras?
Mariana Figueiredo, vice-presidente da Braztoa, comentou sobre os principais segmentos que as operadoras comercializam: “O turismo cultural é muito forte, com 79,25%. Sol e praia também é um segmento que nunca sai de moda, com 75,47%. Ainda há o setor de viagens românticas, resorts, entre outros”, que se destacam”.
“Hoje os nossos operadores trabalham com essa grande diversidade de público. Família e casais lideram; também eles trabalham com grupos e 60+. Vale destacar o crescimento do público de solteiros, com 81,13%. É importante observar esse crescimento nos setores para que a gente possa desenvolver os nossos serviços e atender melhor os mais diversos públicos”, apontou Mariana.
Braztoa lança anuário de 2023 e faz balanço do ano anterior
Depois, Rayane Rhuas, da Sprint Dados, mostrou o balanço de 2022, com alegria. “Pessoal, 2022 foi um ano muito bom. No panorama internacional, houve crescimento. O faturamento da Braztoa para o setor doméstico foi de R$ 5,2 bilhões. Isso representa 45% do faturamento total da Associação.”
“Já no internacional, a Braztoa faturou R$ 6,3 bilhões, o que representa um crescimento de 3,2% em relação a 2019, e mais de 341% em relação a 2021. No total, o internacional representa 55% do faturamento”.
Ainda em 2022, a Braztoa alcançou 11,55 bilhões de reais em faturamento, no total.
Sobre esses números, Roberto afirmou que é um cenário muito positivo. “Em 2021, ficamos em dúvida se faríamos ou não o anuário Braztoa por conta da pandemia, mas fizemos. E valeu a pena, porque conseguimos fazer esse panorama, agora com os dados de 2022”, afirmou.
Passageiros embarcados
Sobre os passageiros embarcados, Fabiano Camargo, vice-presidente da Braztoa, comentou que esse número cresceu. Principalmente por conta dos cruzeiros e da demanda que estava reprimida.
“Além disso, muitas cartas de crédito foram para viagens. Isso também demonstra a força da Braztoa de seus associados, que entregou tudo o que prometeu e continua entregando a seus passageiros”.
No doméstico, foram 5,4 milhões de passageiros embarcados, e no internacional, foram 2,9 milhões de passageiros.
“No ano passado, nós batemos recordes de embarque, e nesse ano, nós também batemos recorde de passageiros embarcados”, comentou Mariana.
Braztoa lança anuário de 2023 e mostra segmentos e tempo das viagens
Rayane Rhuas continuou a apresentação do anuário de 2023, e Mariana Figueiredo falou sobre o mercado doméstico. “A região Nordeste continua liderando, com 38,3%. Então, destinos de sol e mar, resorts e praias, se destacam. Também, os Lençóis Maranhenses, que se encaixa nesses segmentos.”
No mercado doméstico, os destinos mais vendidos foram: Salvador (BA), Porto de Galinhas (PE), Recife (PE) e São Paulo (SP).
“O que nós vemos também é o crescimento da região Sudeste, principalmente no pós-pandemia, com 23,5%”, apontou Mariana.
Outro produto que também merece destaque é o Parque Beto Carrero World, na região Sul, que foi muito procurado.
Ainda, 53,9% dos passageiros embarcaram para viagens de 5 a 9 dias, período considerado longo para destinos nacionais. Já para viagens de até 5 dias, embarcaram 34% dos passageiros.
Quanto ao perfil dos viajantes, os viajantes da geração X (idade entre 40 e 60 anos) lideram, com 42,12%; e 26,8% são baby boomers, ou seja, tem mais de 60 anos. Depois, vem a geração Y, ou os millenials (25-40 anos), com 21%; e a geração Z (15-25 anos), com 8%.
Quanto ao turismo internacional no Brasil, o presidente lembrou que o País tem muito potencial para se desenvolver. “O Brasil tem 6 biomas, vários atrativos, e ainda sim registra números muito pequenos de turistas internacionais. Então, continuamos indo atrás dos países, e dizendo: “Venham para o Brasil.” O País tem potencial para o turismo, e continuamos nosso trabalho”, afirmou.
E o mercado internacional?
Nos destinos internacionais, destacam-se a Europa, com 37,7% da preferência. Depois, a América do Sul e a América do Norte, com 14,9% e 14,7%, respectivamente. Em seguida, a América Central e Caribe com 13,4%; a Ásia, com 11,2%; a África, com 6%; e a Oceania, com 2%.
“A Ásia continua em destaque, principalmente com as Maldivas, que foi muito forte no ano passado”, comentou Fabiano Camargo.
“Sim, e na América do Norte, dentre os produtos mais vendidos, está a Disney, que acredito, nunca saiu dessa liderança. Também, há os cruzeiros, com bastante procura”.
“Mas, o que nós observamos também é que o México, por exemplo, não teve um destaque maior por conta da exigência do visto. Essa exigência é por conta das questões de imigração ilegal. Então, quando há uma barreira, dificulta a entrada dos passageiros”, apontou Roberto Nedelciu. “Quanto á Oceania, o que está pesando é o custo do aéreo”, completou.
O aéreo e planejamento
Ainda sobre a questão aérea, Roberto Nedelciu lembrou a importância do planejamento e da antecedência. “Infelizmente, muitas pessoas ainda decidem comprar seus bilhetes aéreos em cima da hora, quase não dando mais para comprar. Isso encarece o peço. Então, mais uma vez, ressaltamos a importância do planejamento e de comprar com antecedência”, indicou.
Braztoa lança anuário de 2023 e comenta perfil de consumo de viagens
Na hora de comprar os produtos, a grande maioria dos turistas brasileiros (32%) opta pela experiência de viagem completa. Ou seja, aquela que incluiu transporte, hospedagem, atividades no destino, etc. Por outro lado, 24,4% escolhem somente a hospedagem, e 18,7% optam por cruzeiros e serviços agregados.
Tendências tecnológicas no Turismo
Entre as novas tendências no Turismo, a inovação digital, a tecnologia e o uso do chat GPT (robô com inteligência artificial) estão em alta.
Sustentabilidade
A questão da sustentabilidade continua firme e a todo vapor na Braztoa. Isso porque o meio ambiente, a inclusão social e a diversidade são temas muito importantes para a Associação.
“O nosso Prêmio de Sustentabilidade Braztoa continua, já estamos na 10ª edição”, destacou Mariana Figueiredo. “E nós vemos um crescimento da procura por viagens sustentáveis, viagens ecologicamente conscientes, então é muito importante. Além da viagens personalizadas. ”
Braztoa lança anuário de 2023: saiba o que vem por aí
Após divulgar todos esses dados, Rayane Rhuas, da SPRINT Dados, informou que as novidades da Braztoa não param por aí. Ainda estão por vir novas realizações da Associação, e os vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022/2023, por exemplo.
Também continua a busca dinâmica dos Associados e será lançado em breve um Portal do Anuário Interativo. Ainda, os boletins semestrais, com atualizações da entidade, estão de volta e serão divulgados a cada 6 meses.
Para saber mais detalhes e conferir o anuário completo, basta acessar o site oficial da Associação.
Por Caroline Figueiredo – repórter do DT.