Metade dos britânicos apoia nova votação sobre Brexit, diz pesquisa

Continua depois da publicidade
(Reuters) –

Metade dos britânicos apoia uma segunda votação para decidir se deixarão ou não a União Europeia e um terço diz que estará em situação financeira pior fora do maior bloco comercial do mundo, de acordo com nova pesquisa de opinião.

A pesquisa, publicada na edição deste domingo do Mail, apontou que 50% das pessoas apoiam outra votação sobre os termos finais do acordo de saída do Reino Unido, 34% rejeitam outro referendo e 16% disseram que não sabem.

O jornal disse que foi a primeira grande pesquisa de opinião desde reportagens publicadas na semana passada dizendo que o Reino Unido está se preparando para pagar cerca de 50 bilhões de euros para ajudar a abrir caminho para as conversas sobre um futuro pacto comercial com a UE.

Veja também as mais lidas do DT

A pesquisa mostrou que 35% dos entrevistados disseram que estarão em situação financeira pior após o Brexit, com 14% dizendo que estarão melhor sem a saída.

O levantamento online, conduzido pela empresa de pesquisas Survation, entrevistou 1.003 adultos no Reino Unido entre 30 de novembro e 1º de dezembro.

2ª Chance

Mike Smithson, um analista de eleições que administra o site www.politicalbetting.com e ex-político Liberal-Democrata disse no Twitter que era “a primeira vez que qualquer pesquisa de opinião registrou apoio” para um segundo referendo sobre o Brexit.

Desde o referendo em 2016, críticos da saída do Reino Unido – desde o presidente francês, Emmanuel Macron, até o ex-primeiro ministro britânico Tony Blair e o investidor bilionário George Soros – sugeriram que o Reino Unido poderia mudar de opinião e evitar o que consideram que será um desastre para a economia britânica.

Blair disse à BBC no domingo que o Reino Unido pode mudar de ideia sobre deixar a UE. “É reversível. Não está feito até que esteja feito”, disse ele. Blair disse que o que o governo estava tentando negociar não é possível.

“Eles estão tentando negociar a saída de um mercado único enquanto recriam todos os seus benefícios”, disse Blair. “Isso não vai acontecer.”

A Survation disse que conduz pesquisas para veículos  de imprensa, incluindo BBC, Sky News, Daily Telegraph e The Guardian.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade