EUA deixam negociações sobre pacto global de imigração

Continua depois da publicidade
(Reuters) –

Os Estados Unidos deixaram as negociações sobre um pacto voluntário para lidar com a imigração, porque a abordagem global sobre o tema “simplesmente não era compatível com a soberania norte-americana”, disse a embaixadora dos EUA na Organização das Nações Unidas (ONU)

Em comunicado divulgado no final do sábado (2), a missão norte-americana na ONU disse que o presidente dos EUA, Donald Trump, tomou a decisão.

“Nenhum país fez mais que os EUA e nossa generosidade continuará”, disse Haley, cujos pais são imigrantes indianos. “Mas nossas decisões sobre políticas de imigração devem ser sempre tomadas por norte-americanos e apenas norte-americanos.”

Veja também as mais lidas do DT

“Nós decidiremos qual a melhor maneira de controlar nossas fronteiras e quem poderá entrar em nosso país”, disse ela.

Decisões e contradições

Durante a campanha eleitoral no ano passado, Trump prometeu deportar grandes números de imigrantes e construir um muro na fronteira dos EUA com o México para ajudar a combater a imigração ilegal e o crime nos Estados Unidos. Desde que assumiu em janeiro, ele também proibiu a entrada de cidadãos de certos países muçulmanos nos EUA.

Com um recorde de 21,3 milhões de refugiados globalmente, os 193 membros da Assembleia-Geral da ONU adotaram uma declaração política no ano passado, na qual eles também concordaram em passar dois anos negociando o pacto sobre imigração segura, ordenada e regular.

O governo do ex-presidente dos EUA Barack Obama apoiou a resolução, conhecida como Declaração de Nova York, que também pedia que o Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados, Zeid Ra‘ad al-Hussein, propusesse um pacto global sobre refugiados, com adoção em 2018.

“A abordagem global da Declaração de Nova York simplesmente não é compatível com a soberania dos EUA”, disse Haley.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse lamentar a decisão dos EUA, disse seu porta-voz neste domingo, mas expressou esperança de que os Estados Unidos possam retomar as negociações.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade