Ao todo, Búzios espera receber em torno de 300 mil cruzeiristas e a movimentação na temporada 2022/2023 deve acrescentar R$ 160 milhões na economia local
A partir de novembro deste ano, a Armação de Búzios (RJ) espera receber em torno de 300 mil cruzeiristas, previstos para a temporada de cruzeiros 2022/2023. Ao todo, serão 87 escalas na cidade, contando também com os navios de passagem, em uma oferta total de 320 mil leitos e 100 mil tripulantes.
Segundo Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil, a expectativa é que essa movimentação injete R$ 160 milhões na economia do balneário, considerando o último estudo da organização, feito em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A pesquisa apontou o gasto médio gerado por cada cruzeirista nas cidades de escala, no valor de R$ 557,00.
“Búzios é um destino importante para a temporada. Por ser bastante conhecido em todo o País, faz parte de diversos roteiros que atraem muitas pessoas. A cidade tem se preparado cada vez melhor para receber milhares de cruzeiristas, contribuindo para o crescimento do setor e colhendo os impactos positivos para a economia local”, ressaltou Marco.
Navios e preparativos para recepção
A temporada começará no dia 7 de novembro de 2022, com a chegada do MSC Fantasia, e receberá ainda os navios MSC Armonia, MSC Música, MSC Preziosa, MSC Seashore, MSC Seaview e Costa Fortuna. Este último, passará por Búzios em um roteiro de oito noites, que também inclui Ilhabela, Ilha Grande, Buenos Aires e Montevidéu.
Veja também as mais lidas do DT
De acordo com o secretário de Turismo da região, João Carlos Souza dos Anjos, conhecido como Dom de Búzios, a temporada gera benefícios para o cidadão buziano.
“O município está organizando a logística para uma recepção de excelência, com ampla divulgação das escalas para que todos os empresários possam se preparar da melhor forma possível”, afirmou Dom de Búzios.
A temporada 2022/2023 em Búzios é a primeira na retomada das atividades turísticas pós-pandemia, e com os 300 mil cruzeiristas esperados, a cidade se organiza para receber os turistas.
Movimento “Viva Búzios” e promoção da cidade
Atualmente, a cidade conta com o movimento “Viva Búzios”, que lançou a página @vivabuziosoficial no Instagram e no Facebook, junto com canal de Youtube e um vídeo do manifesto.
Em uma semana, a página já acumula quase 3 mil seguidores e no próximo dia 15, entrará no ar o site que reunirá informações essenciais da cidade, como: agenda de eventos, hotéis e pousadas, restaurantes, atrativos, roteiros turísticos, experiências, turismo de base comunitária, dicas de viajantes e a história da cidade.
O movimento tem a parceria de empreendimentos imobiliários e instituições como Prefeitura de Búzios, TurisRio, Setur–RJ, Conselho Regional de Turismo da Costa do Sol (Condetur-RJ), Associação Comercial e Empresarial de Búzios (ACEB), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Búzios).
Também são parceiros da iniciativa Búzios Convention & Visitors Bureau, Associação de Hotéis de Búzios, Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SindSol), Búzios Vela Clube e Ama Aretê.
Para saber mais, acesse o Instagram da Secretaria de Turismo da cidade.
EDIÇÃO DO DIÁRIO DO TURISMO com agências.