quarta-feira, maio 21, 2025
InícioEconomia do turismoCadeira onde Abraham Lincoln foi morto é atração em...

Cadeira onde Abraham Lincoln foi morto é atração em museu nos EUA

Dois objetos de grande importância para a história dos Estados Unidos fazem parte do acervo do Museu Henry Ford, localizado na cidade norte-americana Dearborn, no estado do Michigan. A cadeira em que o presidente Abraham Lincoln estava sentado quando foi assassinado em 1865, no Teatro Ford, e a limusine na qual John F. Kennedy foi baleado quase um século depois estão entre os objetos mais visitados do museu.

O ônibus em que Rosa Parks se recusou a ceder seu lugar para um homem branco e, com isso, ajudou a desencadear o movimento dos direitos civis, também é uma das atrações mais procuradas.

A partir da semana que vem, os visitantes do museu poderão ter um contato ainda maior com a cadeira de Lincoln. Para lembrar os 150 anos da morte do décimo sexto presidente americano, o icônico objeto será removido do vidro de proteção e colocado em uma área aberta.

O acervo do Museu Henry Ford foi iniciado pelo próprio pioneiro da indústria automotiva há 85 anos – e a cadeira de Lincoln está lá desde essa época. Tomada como evidência pelo governo americano, a cadeira passou pelo Smithsonian Institution e depois foi recuperada pelos donos do Teatro Ford – que não tem relação com Henry Ford – e, em seguida, foi leiloada para o empresário.

“Lincoln foi um dos heróis de Henry Ford. Quando decidiu ter um museu, ele quis colecionar o material de Lincoln como ferramenta educacional”, diz a curadora do Museu Henry Ford, Donna Braden. (Associated Press)

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque