O prefeito de Bertioga e presidente do Circuito Litoral Norte de São Paulo, Caio Matheus, falou ao DT sobre o que está sendo feito para ajudar a cidade e os municípios após as chuvas
Ontem, 23, o DT apresentou algumas ações que o Circuito Litoral Norte de São Paulo está fazendo para ajudar as cidades do litoral Norte que foram afetadas pelas chuvas. Hoje, 24, entrevistamos por telefone o prefeito de Bertioga, Caio Matheus. Além disso, ele é presidente do Circuito, e comentou a situação das cidades e de Bertioga.
Ainda, o prefeito lembrou a importância do turismo para as cidades e também para Bertioga, que é a porta de entrada do Litoral Norte e pode receber turistas. Ademais, ele esclareceu dúvidas importantes, deixando uma mensagem de solidariedade e otimismo.
Veja também as mais lidas do DT
Confira abaixo a entrevista completa com o prefeito Caio Matheus:
DIÁRIO – Como o Circuito auxiliará as cidades mais afetadas?
São 5 municípios que compõem o Circuito, e cada cidade sofreu essa tragédia histórica de maneira diferente. Existem cidades, como São Sebastião, que não tem nem condições de se pensar na retomada do turismo agora. Pelo contrário, a primeira coisa a fazer é acolher essas pessoas, pois é o momento é de luto.
Além disso, eu não posso falar de maneira genérica o que as 5 cidades estão fazendo, mas tomando como exemplo Bertioga, é acolher as pessoas. Isso já foi feito, estamos fazendo. Não houve nenhuma rodovia ou via obstruída, não houve vias poluídas.
Na verdade, quanto aos nossos equipamentos públicos, só temos 1 escola que precisa de reparos no telhado. Os outros, hospitais, etc., seguem funcionando normalmente. Então, estamos cuidando de acolher as pessoas, limpar as vias.
Turismo na cidade
DIÁRIO – E quanto ao turismo em Bertioga?
Caio Matheus: Agora, me preocupa muito o turismo da nossa cidade, que tem muitos imóveis de aluguel por temporada. Mas, com esse decreto de calamidade pública, que é necessário para dar uma resposta rápida ás pessoas, os turistas ficam receosos.
Contudo, Bertioga também está trabalhando no retorno à vida normal, pois as pessoas precisam trabalhar, colocar comida na mesa. Mas, o turismo nos preocupa.
DIÁRIO – Como está Bertioga depois das chuvas?
Caio Matheus: Embora Bertioga tenha tido a surpreendente marca de maior chuva, não foi tão afetada assim. É a cidade em que houve pontos de alagamento, de inundação, mas o prejuízo maior foi material. Infelizmente, muitas famílias perderam tudo.
Mas, o Governo Estadual foi muito rápido e proativo em ajudar as cidades. Também, parabenizo o senhor Ricardo Lucena, secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, que liberou o crédito turístico emergencial muito rapidamente.
Também, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, abriu 3 tipos de créditos: um para socorrer o trabalhador informal e microempreendedor; outro para o pequeno e médio empreendedor; e outro para os grandes empreendedores.
Mas, o que me preocupa é o restabelecimento urgente do turismo, que é a fonte de renda para muitos de Bertioga. Então, vai demorar 2 meses para reabrir a Rio-Santos? Tudo bem, há outros meios para chegar á Bertioga. Além disso, a cidade não foi tão afetada pelas chuvas, com todo respeito às cidades que foram.
Assim, tão logo a situação se normalize, eu recomendo o retorno á nossa cidade, que está pronta para receber os turistas com o melhor atendimento.
Recursos do Circuito
DIÁRIO – O Circuito Litoral Norte de São Paulo tem algum fundo (de reserva) para esses fatos?
Caio Matheus: Não, nem é papel do Consórcio, que é um Consórcio Turístico. É um Consórcio novo, tem menos de 5 anos, e agora que ele começou a receber os primeiros valores de repasse, seja do governo Estadual ou Federal. Tanto que começamos com 1 milhão de reais, para trabalhar obras turísticas.
Felizmente, acabei de ter reunião com o Sr. Roberto Lucena, secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, e nós estamos pleiteando novos recursos para o turismo as cidades do Circuito. Como Rotas Gastronômicas, Rotas Cênicas e infraestrutura turística. Mas esse departamento de desastres naturais não é conosco.
Prefeito Caio Matheus fala sobre o Turismo e como ajudar Bertioga
DIÁRIO – Como o senhor avalia os prejuízos ao turismo da região?
Caio Matheus: Olha, péssimos, e eu te dou um exemplo. Eu estava percorrendo a minha cidade, ouvindo donos de hotéis e pousadas, e ouvi agora a pouco: “Estou preocupada. Todo mundo cancelou as reservas para esse final de semana.”
É justificável, pois há a insegurança de ir até o litoral Norte. O governador não tinha outra saída a não ser decretar calamidade pública, mas essa generalização que alguns fizeram do Litoral Norte, e coloca Bertioga, que não foi tão afetada pelas chuvas, é preocupante.
DIÁRIO – Como as pessoas podem colaborar com Bertioga nesse momento?
Caio Matheus: Olha, o que Bertioga precisa nesse momento é o seguinte: cerca de mil famílias perderam tudo, apesar de não estarem em encostas, suas casas sofreram alagamentos. Então, perderam fogão, geladeira, botijão. Mas, Graças a Deus, estão chegando muitos mantimentos, a solidariedade é enorme.
Porém, as pessoas precisam cozinhar os alimentos. Então, também precisamos de fogão, botijão, geladeira, além de itens pessoais.
Além disso, o prefeito Caio Matheus reforçou que as doações podem ser feitas na Prefeitura, ou pelos Fundos Sociais de cada cidade.
“Vamos vencer”
Por fim, o prefeito ainda lembrou que o Litoral Norte de São Paulo tem um enorme potencial turístico, e “isso é só uma fase, que nós vamos combater e vencer, tenho certeza”.
Por Caroline Figueiredo – repórter do DT.