Campos do Jordão busca ser destino das quatro estações

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Consórcio formado por um pool de associações de Campos do Jordão, tradicional destino paulista de inverno, participa da 11ª WTM Latin America, para divulgar a oferta turística e ampliar a ocupação o ano todo


Por Cecília Fazzini

Rafael Marcandali, diretor do ‘Consórcio Aproveite Campos do Jordão’ que encabeça a iniciativa, explica que o objetivo é posicionar a cidade como destino em todas as estações, promover uma mudança de concepção da imagem da cidade. O ponto de alavancagem para atingir a meta é mostrar a variada oferta, que inclui festivais distribuídos pelo calendário de janeiro a dezembro, além dos atrativos que proporcionam o contato com a natureza, como os Parques do Horto Florestal, do Tarundu, da Lagoinha, das rotas do vinho que existem na região. “São produtos que já existiam, o que está acontecendo é um esforço coletivo para a promoção turística conjunta”, explica o empresário.

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A iniciativa, que deu a largada em janeiro deste ano, visa profissionalizar a promoção dos atrativos, presença em feiras de negócios do Turismo, redes sociais, mídia e influencers alinhados com o branding de Campos do Jordão. Mostrar um destino elegante, de aventura, múltiplo, que atende desde casais até esportistas, famílias entre outros nichos de visitantes. “Tudo está contemplado no planejamento estratégico do consórcio”, salienta Marcandali.

Em primeiro plano Guilherme Centofante, presidente da associação comercial de Campos do Jordão e ao fundo Rafael Marcandali (Hotel Boutique Quebra-Noz).
Em primeiro plano, Guilherme Centofante, presidente da Associação Comercial de Campos do Jordão e, ao fundo, Rafael Marcandali (Hotel Boutique Quebra-Noz) (Foto: Felipe Maresca / DT)

Para alcançar os parâmetros pretendidos pelo Consórcio, também está prevista a capacitação de mão-de-obra da hotelaria, restaurantes, com reforço da Escola do Senac de Campos do Jordão, em especial no campo da gastronomia. Ainda no quesito formação de pessoal, o diretor do grupo de entidades afirma que foram buscadas parcerias com o Instituto Federal, com a Associação Brasileira de Sommeliers do Vale do Paraíba e Litoral Norte, esta sediada no município serrano.

Outro ponto de estímulo para o êxito da empreitada do Consórcio é a reativação do Aeroporto de São José dos Campos, que retorna com a operação de voos comerciais para o transporte de passageiros. “Estamos em conversas com as companhias aéreas GOL e Azul, de forma a incrementar o turismo em Campos do Jordão”, sintetiza.

Guilherme Centofante, presidente da Associação Comercial de Campos do Jordão (Foto: Felipe Maresca / DT)
Guilherme Centofante, presidente da Associação Comercial de Campos do Jordão (Foto: Felipe Maresca / DT)

Ultrapassar fronteiras

Guilherme Centofante, presidente da Associação Comercial de Campos do Jordão entidade que empresta a personalidade jurídica para o Consórcio, demonstra que o projeto é ousado. “Queremos sair do âmbito regional e ultrapassar fronteiras, do município, do estado e até do país, divulgando o destino como as particularidades de seus atrativos”, frisa. A atenção dos agentes de viagens que passam pelo estande do destino na WTM, desde a abertura do evento nesta segunda-feira (15), surpreendeu o dirigente, dado o interesse dos profissionais pela multiplicidade de atrativos da cidade mais alta do Brasil, um atendimento, conforme salienta, regado à chocolate e pinhão, produtos típicos serranos. Em tempo: as feiras do setor são alvo da empreitada do novo consórcio ao longo deste ano.

“O Consórcio é um projeto que, apesar de estar no início das ações, é um caminho a ser seguido e sem volta”, assinala Centofante. A gastronomia local, no entender dele, sempre foi um ativo turístico de peso e ano a ano vem crescendo com novos investimentos e negócios.

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